Teatro em casa traz ‘Paixões da Alma’, inspirado em Descartes, e ‘Desconscerto’, com Matheus Nachtergaele

Dentro da programação #EmCasaComSesc, organizada pelo Sesc São Paulo, a série Teatro, que acontece sempre às 21h30, traz nesta segunda-feira (8) Cláudia Missura em Paixões da Alma, espetáculo baseado na filosofia de René Descartes.

Claudia Missura em Paixões da Alma (Foto: Andrea Pedro)

Dirigida e adaptada por Marcelo Romagnoli, a peça se passa numa cozinha, onde a atriz prepara um ensopado e dá a receita de como se proteger das paixões que atacam nossa alma. A descoberta dos mecanismos do corpo, a dissecação dos sentimentos, a análise das emoções e dos sentidos são tratadas de forma clara e precisa, assim como na obra do filósofo francês que inaugurou a filosofia moderna. Baseada principalmente em três livros de Descartes – Discurso sobre o Método, Meditações e As Paixões da Alma, a peça tem classificação indicativa de 14 anos.

Na quarta-feira (10), Matheus Nachtergaele adapta a peça Processo de Conscerto do Desejo para formato intimista, intitulando-a ‘Desconscerto’.

Na apresentação, o ator recita poemas de sua mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que morreu quando Matheus tinha três meses de idade. “Poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quanto ‘concerto’ e ‘conserto’. Aqui, elas se mesclam vertiginosamente”, explica o ator. “Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto”. Ele define o monólogo como “um homem (que por acaso é um ator) diz no palco as palavras escritas por sua mãe. É só isso, se isso for pouco”. A peça não é recomendada para menores de 14 anos, e tem direção de Miriam Juvino.

Acompanhe as transmissões através do youtube.com/sescsp e instagram.com/sescaovivo.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Anvisa aprova cultivo de maconha por empresas para fim medicinal

(imagem harrison haines - pxl) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou uma decisão…

10 hours ago

Gangue de adolescentes que matou cão Orelha está envolvida em outros crimes

(imagem reprodução) A morte brutal do cachorrinho Orelha, na Praia Brava, litoral de Santa Catarina,…

15 hours ago

Ato no Centro de Campinas defende revogação do aumento da tarifa de ônibus e passe livre

Passageiros saem pela janela de ônibus na Lix da Cunha (foto reprodução vídeo - g1)…

15 hours ago

‘O Jogo da Realidade’ provoca o público a repensar certezas ao misturar ficção e reflexões existenciais

(foto thiago pires - divulgação) Com a proposta de envolver o público em uma experiência…

16 hours ago

Boulos prevê a aprovação do fim da escala 6×1 no primeiro semestre

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República,…

21 hours ago

Castro Mendes tem romance e rock’n’roll com o musical ‘Grease, nos Tempos da Brilhantina’

(foto divulgação) Um dos maiores clássicos da Broadway, o musical "Grease, nos Tempos da Brilhantina"…

2 days ago