Os trabalhadores da cultura de Campinas poderão contar com um auxílio emergencial durante o período de isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus.
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura, lançou nessa sexta-feira, 29 de maio, um edital de credenciamento para os trabalhadores da Cultura.
A iniciativa prevê R$ 500 mil de investimento para contemplar até 1 mil projetos. As inscrições, abertas hoje, serão recebidas até o próximo dias 11 de junho pelo Portal Cultura.
O edital é exclusivamente destinado para residentes em Campinas que tenham o setor cultural, totalmente paralisado por conta da pandemia, como única fonte de renda.
Segundo o secretário de Cultura, Ney Carrasco, a ideia é abranger toda a cadeia produtiva cultural, uma vez que ela foi a primeira ser atingida pela crise e a última que deve sair, por conta do isolamento social demandado para redução do contágio de covid-19.
“Nossa intenção é que os artistas e trabalhadores da cultura, dentro de uma situação de isolamento social, em que os recursos para produção de uma ação artístico-cultural são limitados, possam desenvolver projetos a serem fruídos pela população dentro de suas casas, no ambiente da internet, com os recursos que eles têm disponíveis – seja um computador, um notebook, um celular”, afirmou.
Ele destacou, ainda, que o material gerado nesse período servirá de registro histórico. “A intenção, também, é que os projetos forneçam para a posteridade um panorama de como a pandemia afetou a cultura na cidade, como extrato do país, a partir da visão de nossos artistas e trabalhadores da cultura.”
Cada proponente poderá inscrever uma única proposta e deverá estar cadastrado no Mapa Cultural de Campinas, no endereço http://mapacultural.campinas.sp.gov.br/. Os conteúdos serão disponibilizados no canal virtual Cultura Abraça Campinas.
(Carta Campinas com informações de divulgação)