Prefeitura de Campinas desapropria área de Mata Atlântica para construção de barragem

O prefeito de Campinas, Jonas Donizete (PSB) decretou a desapropriação e futura eliminação dos últimos remanescentes florestais de Mata Atlântica na região de Sousas, distrito de Campinas, na última sexta-feira, 08 de maio, com publicação de decreto. A medida autoriza a construção de uma segunda barragem na APA (Área de Proteção Ambiental) de Campinas.

(imagem: apaviva )

Segundo denúncia da Apaviva (Associação dos Amigos da Área de Proteção Ambiental de Campinas) o prefeito usa um momento de fragilidade social, em meio à pandemia do Covid-19, e assina o  Decreto Nº 20.867 de 07 de maio de 2020, que deixa ainda mais vulnerável a conservação do patrimônio socioambiental e cultural das fazendas alvo desse decreto (Fazenda São Ciro, Fazenda São José do Atibaia, Fazenda Espírito Santo do Atibaia, Fazenda Santo Antonio das Mangueiras, Fazenda Santa Lydia e Estância das Cachoeiras do Atibaia) .

A Apaviva afirma que se manifesta contra “toda essa irresponsabilidade socioambiental do prefeito com as Áreas de Preservação Ambiental de Campinas”. A Apaviva é uma associação que foi constituída em 2010 pelos moradores de Sousas, com o objetivo de promover o maior fragmento de Mata Atlântica do Município a Mata Ribeirão Cachoeira (MRC) em uma Unidade de Conservação Refugio da Vida Silvestre. (LINK)

Recent Posts

Banco Central ‘independente da democracia’ causa rombo fiscal ao Brasil

André Lara Resende (foto antonio scarpinetti - unicamp) O artigo de um dos economistas da…

11 hours ago

Projeto de Randolfe Rodrigues visa aumentar proteção do trabalhador contra assédio eleitoral

(imagem divulgação reprodução) O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) apresentou projeto de lei para ampliar a…

18 hours ago

Integrante do Clube da Esquina, Toninho Horta faz apresentação única em Campinas

(foto divulgação) A ADunicamp recebe, no dia 6 de novembro (sexta-feira), às 19h, um dos…

1 day ago

O Brasil escapou do combo do horror: fascismo, entreguismo e milicianismo

(foto joédson alves - ag brasil) A vitória das urnas e a nova hegemonia Por…

2 days ago

Grupo Conversa Ribeira apresenta versão contemporânea da música caipira

(foto omar paixão divulgação) A ADunicamp recebe, no dia 5 de novembro (quinta-feira), às 19h,…

2 days ago

Veja a programação completa e gratuita do Festival de Cinema Italiano 2026

(imagem divulgação) A ADunicamp recebe, de 6 a 27 de novembro, o Festival de Cinema…

2 days ago