Na tarde desta segunda-feira, 27 de abril, a Prefeitura de Campinas anunciou um plano gradual para a retomada do comércio e serviços a partir de 4 de maio. A cidade, até o momento, teve uma boa proteção conta a pandemia de coronavírus e sente a pressão do comércio com a proximidade do dia das mães.
Apesar de o plano estabelecer uma série de regras para afrouxar o isolamento social, a Prefeitura dificilmente conseguirá fiscalizar sequer uma pequena parte dos estabelecimentos comerciais do município. Entre as medidas, estão também a abertura de shoppings, com aconteceu em Blumenau, em Santa Catarina.
A cidade catarinense foi notícia nacional na semana passada com a cena de uma fila de pessoas de máscara entrando em um shopping center. Após menos de uma semana da publicação do decreto que autorizou a abertura de alguns comércios, a cidade de Blumenau registrou uma explosão nos casos de coronavírus.
No dia 20 de abril, dia da abertura dos shoppings, a cidade registrava um crescimento de 3 a 4 casos por dia. Após 5 dias, houve um salto para 25 casos e , após 6 dias, mais 37 casos em 24 horas.
O que Blumenau parece ensinar para outras cidades é que o sucesso das medidas de isolamento tendem a provocar pressão sobre os governos municipais. Mais que isso, as medidas de afrouxamento do isolamento social não podem ser precipitadas, mas acontecer em um momento certo e de forma excessivamente gradual.