Com 89% de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) ocupados na Grande São Paulo por causa do crescimento de casos de coronavírus, o governo de São Paulo enviará, a partir deste fim de semana, pacientes para serem tratados em hospitais do interior.
A informação foi dada hoje (30) pelo secretário estadual da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann. “Então, passamos agora, a partir deste final de semana, a utilizar os leitos do interior para tratamento de pacientes aqui da Grande São Paulo”, disse Germann.
A ocupação de leitos de UTI no estado todo está em torno de 69,3%. Em enfermarias, o percentual é de 48% no estado todo e de 73% na Grande São Paulo.
São Paulo já soma 28.698 casos confirmados de coronavírus, com 2.375 óbitos. Há ainda 1.744 pessoas internadas em UTIs e 2.138 em enfermarias.
O governo estadual encaminhou ao governo federal uma lista de pedidos ao governo federal como o credenciamento de mais 2.783 leitos de UTI específicos para tratamento de pacientes com covid-19. Segundo Uip, até este momento, foram habilitados 734 leitos. Também foram pedidos 100 respiradores para serem entregues em 15 dias ao Hospital das Clínicas das Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; além de insumos de coleta do RT-PCR [exame para diagnóstico de coronavírus], equipamentos de proteção individual (EPIs), máscaras N-95 e medicamentos emergenciais.
Além disso, São Paulo pediu ainda 4 milhões de testes rápidos. “O Ministério [da Saúde] já havia enviado 400 mil testes rápidos, com expectativa de chegar a 1 milhão. porém, com destino às prefeituras do estado e exclusivamente para uso com profissionais de saúde. Precisamos, agora, enquanto secretaria, fazer esse mesmo trabalho junto à população”, ressaltou Germann.
De acordo com Germann, São Paulo já gastou R$ 480 milhões no combate ao coronavírus, com recursos enviados pelo Ministério da Saúde, além de R$ 1,6 bilhão com recursos do Tesouro estadual. (Da Agência Brasil)
(imagem de vídeo reprodução redes sociais) A Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Ministério…
"Restinga de Canudos", da Cia. do Tijolo (foto divulgação) O Feverestival - Festival Internacional de…
(foto divulgação) A cena musical independente brasileira ganha destaque no palco do Sesc Campinas na…
(imagem ron lach- ccl) Governos do mundo todo estão tentando limitar o acesso de crianças…
(foto divulgação - nasa) A Base Estelar Campinas promove no próximo sábado, 20 de junho,…
(imagem divulgação democracia corinthiana) O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, defendeu neste fim de…