O projeto mensal “Musicafé”, que acontece na Rabeca Cultural, em Sousas, terá a sua terceira edição no próximo dia 15 de março, domingo, às 17h, com início do show às 18h. Isso porque às 17h haverá um bate papo com os músicos, conhecidos e atuantes em Campinas, sobre essa relação entre música e café, regado com cafés especiais moídos e preparados na hora pelo produtor Cid Manicardi, bem como as bebidas e comidas artesanais da casa.
Musicafé é um projeto do curador Ernani Teixeira baseado em compilação, arranjos e apresentações de repertórios musicais compostos sobre o café, ou em torno dele, originários de qualquer parte do mundo, em qualquer gênero musical ou estilo, e de todas as épocas.
Mais do que simplesmente uma relação anedótica, após anos de pesquisa, foram elaborados repertórios que proporcionam ao público uma experiência enriquecedora acerca da cultura do café, abordando basicamente três grandes temas:
História da produção do café: as origens seculares da bebida e os continentes por que passou, os ciclos econômicos nacionais, a vida na lavoura cafeeira com suas dores e poesias;
Hábitos culturais do café: a bebida como parte marcante da vida doméstica e da vida social, os diferentes preparos e valores, a cultura da convivialidade do café;
Metáforas afetivas do café: os rituais do café como representações dos sentimentos e relacionamentos afetivos, as qualidades da bebida como retratos dos amores e suas fases.
Os EUA são um dos países que consagrou a cultura do consumo em larga escala do café, sobretudo a partir do começo do século XX, quando também foi berço de diversos estilos musicais que cantam o café.
Na seleção desse mês, os sabores foram escolhidos na seara do Great American Songbook – desde os grandes melodistas da Broadway aos patronos do jazz, em versões leves, divertidas e cheias de swing apresentadas na formação de cordas consagrada pelos mestres Stéphane Grappelli e Joe Pass – ao violino (Ernani Teixeira) e na guitarra acústica (Beto Kobayashi), o duo apresenta temas sobre café compostos por George Gershwin, Cole Porter, Duke Ellington, Billy Strayhorn, Irving Berlin, clássicos eternizados nas vozes de Sarah Vaughan, Frank Sinatra, Natalie Cole e muitos outros que celebraram em suas canções a cultura do café com todo seu charme, suas lágrimas e a potência de seu sabor.
Ernani Teixeira é pós-graduado em Música pela Unicamp, violinista de formação erudita e jazzística, sendo professor de música há 30 anos; além de liderar grupos de jazz e música instrumental.
Beto Kobayashi foi aluno de Ricardo Matsuda e graduou-se em Música pela Unicamp em guitarra, sendo multi-instrumentista (violão, contrabaixo, bateria); além de seu trabalho autoral (indo para o terceiro álbum), atua como instrumentista, produtor e arranjador também em outros projetos como a banda Salada Russa, acompanhando o cantor Rodrigo Duarte em shows temáticos. (Carta Campinas com informações de divulgação)
MUSICAFÉ
15 de março – 17h
R$ 30,00
Antecipado R$ 25,00 até o dia 14 de março, às 17h.
Participação do Café Flor da Lua
RABECA CULTURAL
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Jd. Atibaia, Sousas – Campinas/SP
Mais informações pelo celular 19 997206186
facebook.com/rabecacultural
Serviço de Bar da Rabeca Cultural
Aceita cartões de débito
(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…
(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…
O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…