.Por Roberto Ravagnani.
O voluntariado tem muitas facetas e agora neste momento de crise internacional com relação ao Novo Corona Vírus, vale lembrar um modelo de voluntario muito importante para a sociedade, o voluntario ING – Individuo não governamental, aquele que desenvolve ações de forma isoladas, mas que juntos criam uma massa de resultado gigantesca.
O trabalho à que me refiro é o da “etiqueta respiratória”, um termo novo que descobri hoje, ouvindo uma doutora especialista em endemias. Infelizmente não temos esta etiqueta, que trata das seguintes regras:
- Se tem sintomas de gripe, independente de ser ou não está nova gripe cuide de sua saúde sem afetar os outros de sua comunidade;
- Não vá trabalhar para não fazer com que a gripe se espelhe;
- Se for com sua criança, não a leve à escola pelo mesmo motivo;
- Não vá passear no shopping;
- Não utilize transporte coletivo;
- Se não tiver como evitar qualquer uma destas situações, não tenha vergonha de usar máscara e luvas;
- Ao espirrar utilize um lenço de papel e o descarte imediatamente em local apropriado;
- Não compartilhe copos ou talheres;
- Utilize toalhas descartáveis no banheiro;
- Lave as mãos por pelo menos 2 minutos após limpar o nariz ou utilizar o banheiro;
- Não receba visitas em sua casa por pelo menos 1 semana;
- Não abra portas ou objetos comas mãos sem um papel ou luvas;
Esta é parte da “Etiqueta respiratória”, que evita a proliferação ou o avanço de qualquer vírus, inclusive o Novo Corona Vírus, este é o papel do voluntário cidadão, efetivamente preocupado com o bem estar do próximo.
Percebem que o trabalho voluntario pode ser muito mais fácil do que parece? Vamos ajudar o mundo com nossa ação voluntaria de cuidado de si e do próximo em uma crise mundial que você pode ser o protagonista.
Vamos juntos?
Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial