Após a grande expansão da pesquisa e da ciência brasileira durante os governos de Lula e Dilma (2003-2012), quando o número jovens estudantes de pós-graduação aumentou 500%, agora os jovens estão abandonando a pesquisa. Eles não vêem futuro na carreira científica.
Reportagem de Grasielle Castro, do HuffPost mostra que as universidades já apresentam queda na procura por cursos de pós-graduação. A queda se acentuou no ano passado, primeiro ano do governo Bolsonaro, segundo relatos de coordenadores de cursos e entidades de classe relacionadas a mestrados e doutorados.
“Um dos fatores determinantes que têm afastado os estudantes da carreira acadêmica é a incerteza quanto às bolsas de ensino, com destaque para o ataque sistemático do governo Bolsonaro contra a pesquisa. O Ministério da Educação cortou as bolsas dos estudantes no ano passado e depois liberou uma quantidade menor.
A mestranda em Geografia na UnB (Universidade de Brasília) Larissa Sousa, 28 anos, é um exemplo da situação do Brasil. Segundo a reportagem, ela termina o mestrado no próximo mês e planejava continuar a carreira de pesquisadora e emendar o doutorado. “Desisti porque é inviável tentar, sabendo que vou ficar anos passando necessidade por causa de bolsa. Pesa muito, como vou fazer doutorado sem bolsa? Se não tiver essa garantia, não consigo me manter”, afirmou.
Veja reportagem completa link
Em compensação, as escolas militares vão estimular o interesse pela truculência, armas, ódo, etc…