Em São Paulo – Fica em cartaz até o dia 5 de abril, no Instituto Moreira Salles (IMS), da Av. Paulista, a exposição “Agora ou Nunca – devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat“.
Consagrada no campo da fotografia, a inglesa Maureen Bisilliat também tem um percurso relevante em vídeo, ao qual se dedicou a partir dos anos 1980.
Na instalação Agora ou Nunca – devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat, concebida por ela e por Rachel Rezende para o IMS Paulista, a fotógrafa de 89 anos, radicada desde 1957 em São Paulo, reúne pela primeira vez numa exposição parte de sua produção audiovisual, com extratos de 12 vídeos.
A instalação Agora ou Nunca – devolução apresenta um panorama de sua produção mais recente, em vídeo, mas também uma resposta àqueles que foram retratados por ela em 30 anos de fotojornalismo e em seus trabalhos pessoais. Vistos pela primeira vez em conjunto, os vídeos revelam a intensa experiência de revisão da obra de Maureen Bisilliat.
A inglesa Maureen Bisilliat, nascida em Englefield, Surrey, construiu desde os anos 1950, quando se mudou para o Brasil, um dos mais sólidos trabalhos de investigação fotográfica da alma brasileira, aliando a seu olhar de estrangeira um respeito profundo por seus temas – sobretudo sertanejos e índios – e a busca de apoio conceitual na antropologia e em grandes obras da literatura nacional. Desde dezembro de 2003, sua obra completa está incorporada ao acervo do Instituto Moreira Salles, num total de 16.251 imagens, entre fotografias, negativos em preto e branco e cromos coloridos.
Agora ou Nunca – devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat
Concepção
Maureen Bisilliat e Rachel Rezende
Entrada gratuita
De 15 de fevereiro, às 18h, a 5 de abril de 2020
Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.
IMS Paulista
Galeria 1 – 6º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
(Carta Campinas com informações de divulgação)