Biblioteca Zink celebra o Dia do Quadrinho Nacional com exposições, feira e oficina

A Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” comemora 150+1 anos da história do quadrinho nacional com várias atividades que começam no dia 30 de janeiro e vão até o dia 29 de fevereiro. Entre as atividades previstas estão exposições, bate-papos com quadrinistas, feira de HQs, jogos, K-pop, oficina de origamis e exibição de documentário.

(Foto: Divulgação)

A abertura será com a exposição de tiras da AQC – Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo. A mostra pode ser vista das 9h às 17h e a entrada é gratuita. Também no dia 30, haverá a revoada de quadrinhos – vários HQs serão espalhados por espaços públicos para serem encontrados e lidos.   

Já no dia 8 de fevereiro serão abertas duas exposições: uma em homenagem ao quadrinista Laudo Ferreira e outra que dá destaque aos quadrinhos distópicos. A distopia é o oposto da utopia. A segunda prevê um sistema perfeito, um estado ideal, onde vigora a máxima felicidade e concórdia dos cidadãos. Ou seja, uma sociedade perfeita. No entanto, a distopia vai diretamente contra essa definição. A abertura das duas exposições será às 11h e podem ser vistas pelo público das 11h às 19h, até 29 de fevereiro.

A entrada é gratuita.   

No dia 30 de janeiro de 1869 foi publicada a primeira história de quadrinho brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, de autoria do cartunista Angelo Agostini.  Assim, foi a partir de 1984 que se instituiu, por meio da Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), a data em que se comemoraria o Dia do Quadrinho Nacional.

Dia do Quadrinho Nacional na Biblioteca Zink – 7ª edição De 30 de janeiro a 29 de fevereiro 2020 Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” Avenida Benjamin Constant, 1.633, Centro.

(Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente