O maior bloco oferecido hoje (6), no Rio de Janeiro, no leilão dos excedentes da Cessão Onerosa do pré-sal foi arrematado com o lance mínimo por um consórcio formado pela Petrobras e as estatais da China comunistas Cnodc e Cnooc. Cessão onerosa é o excedente do volume de petróleo e gás que a União cedeu à Petrobras.
O leilão do pré-sal, talvez o real motivo do golpe de 2016, que derrubou a ex-presidente Dilma Rousseff e prendeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, resultou em um fiasco. Analistas acreditam que a insegurança do governo Bolsonaro (PSL), recheado de escândalos, tenha contribuído. “Além da Petrobrás, só as estatais chinesas puseram dinheiro no leilão. A China tem poder real em suas relações comerciais com o Brasil e avalia que ‘se garante’. As outras petroleiras estrangeiras refizeram suas análises de risco e comenta-se terem avaliado que há muita insegurança política e jurídica no Brasil de Bolsonaro para colocarem bilhões de dólares em um país instabilizado por seu próprio governo”, afirmou o Analista Arthur Araújo ao 247.
A Petrobras havia manifestado preferência pelo bloco e teve participação de 90% no consórcio, no qual atuará como operadora. As duas companhias da China participaram com 5% cada uma.
Nos leilões do Regime de Partilha, os lances são avaliados conforme o percentual de excedente em óleo que é oferecido à União. No caso do bloco de Búzios, era pedido um mínimo de 23,24%, participação que foi a oferecida pelo consórcio vencedor.
Dinheiro será repartido
Somente o bloco de Búzios renderá R$ 68,194 bilhões, que serão pagos até o dia 27 de dezembro.
O dinheiro será repartido entre o estado produtor, o Rio de Janeiro, e entre os municípios, unidades da federação, a União e a própria Petrobras, que precisa ser ressarcida pelo contrato de Cessão Onerosa, assinado em 2010.
A estatal também arrematou o bloco de Itapu, o outro pelo qual havia manifestado preferência. Nesse caso, a estatal brasileira não formou consórcio e ofereceu sozinha o bônus de assinatura de R$ 1,76 bilhão. O percentual de excedente em óleo foi de 18,15%, o lance mínimo que era exigido. (Agência Brasil/Carta Campinas)