De 21 a 30 de outubro, o Instituto CPFL recebe a itinerância da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. No total, serão exibidos 11 filmes, entre animações e produções de diversos países.

Todas as exibições acontecem às 19h na Sala Umuarama, gratuitamente, com retirada de ingresso a partir de uma hora antes de cada sessão.

Veja abaixo a programação completa:

21/10 | seg | 19h

Uma colônia

Uma colônia (A colony), de Geneviève Dulude-de Celles (102′). Canadá.
Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 10 anos.

Mylia, uma menina tímida de 12 anos, sai da cidade do interior onde cresceu para cursar o colegial em uma escola maior. Ela tenta se adaptar ao ambiente hostil, lidando com os desconfortos e as pequenas vitórias da adolescência. A rotina da garota se transforma quando ela conhece Jimmy, um jovem indígena que mora em uma reserva ambiental próxima e que a ensina a se defender e assumir quem ela realmente é. Vencedor do urso de cristal de melhor filme na seção Generation Kplus no Festival de Berlim.

22/10 | ter | 19h

Viúva do silêncio

Viúva do silêncio (Widow of silence), de Praveen Morchhale (85′). Índia.
Falado em urdu. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.

Na caxemira repleta de conflitos, uma viúva mulçumana se encontra numa crise, ao lado da filha de 11 anos e da sogra doente, enquanto tenta conseguir com o governo o atestado de óbito do marido. Agora, ela precisa buscar forças para sair dessa situação impensável e absurda.

23/10 | qua | 19h

Cartas para Paul Morrissey

Cartas para Paul Morrissey (Letters to Paul Morrissey), de Armand Rovira (78′). Espanha.
Falado em japonês, alemão, inglês, espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.

A narrativa é composta pelas histórias de diferentes personagens: um símbolo sexual do cinema underground, dois amantes amaldiçoados, um homem que busca salvação, uma atriz malsucedida e uma japonesa com uma misteriosa doença. Embora diversas, todas essas histórias têm algo em comum, o cineasta Paul Morrissey.

24/10 | qui | 19h

O carcereiro (The warden), de Nima Javidi (90′). Irã.
Falado em farsi. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.

Em 1966, uma prisão no sul do Irã precisa ser evacuada porque um novo aeroporto está sendo construído perto dali. Jahed, o carcereiro do local, está encarregado pela transferência dos presos para uma nova penitenciária. mas ele logo é avisado que um detento sentenciado à morte desapareceu.

26/10 | sáb |17h

A fantástica viagem de Marona (Marona’s fantastic tale), de Anca Damian (92′). França, Romênia, Bélgica.
Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: livre.

Vítima de um acidente, uma cachorrinha se lembra dos diferentes tutores que amou incondicionalmente. Com sua empatia infalível, Marona trouxe leveza e inocência a cada um dos lares em que viveu.

26/10 | sáb | 19h

Boy meets gun (Boy meets gun), de Joost Van Hezik (84′). Holanda.
Falado em holandês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.

Maarten sente que está levando a vida em modo automático: seu casamento é apenas suportável, seus filhos são saudáveis, seu emprego como professor em uma universidade deixou de ser desafiador. Um dia, Maarten está no mercado e o local é assaltado. De alguma forma, ele termina em posse da arma do assaltante e a leva para casa. Só o fato de ter um armamento ali dá a Maarten a coragem que ele precisa para enfrentar os problemas. Porém, viciado nesse poder, o homem logo começa a carregar o revólver com ele. tudo piora quando o verdadeiro dono da arma o encontra.

27/10 | dom | 17h

Ninja xadrez (Checkered ninja), de Anders Matthesen, Thorbjørn Christoffersen (83′). Dinamarca.
falado em dinamarquês. legendas em inglês. legendas eletrônicas em português. indicado para: livre.

Alex é um jovem que cursa o oitavo ano do colégio e que precisa lidar com dramas comuns aos adolescentes: o relacionamento com o irmão postiço e o padrasto, a paixão pela colega Jessica e o bullying que sofre de Glenn na escola. Um dia, Alex ganha um presente curioso de seu tio, que viajou à Tailândia: um boneco ninja com roupa xadrez. Logo, ele descobre que o boneco está vivo, e o brinquedo o ajuda a resolver seus problemas cotidianos. Mas tudo piora quando o garoto nota que o boneco, na verdade, está possuído por um espírito antigo do Japão e que tem a missão tenebrosa de se vingar de Phillip Eppermint, responsável pela morte de uma criança na Tailândia.

27/10 | dom | 19h

Aurora (aurora), de Miia Tervo (105′). Finlândia.
falado em finlandês, inglês, farsi. legendas eletrônicas em português. indicado para: 14 anos.

Aurora é uma manicure solteira que adora sair e beber. O sonho dela é se mudar da Finlândia, mas a falta de dinheiro —por causa do alcoolismo e pelo fato de ter sido despejada de seu apartamento— faz com que esse objetivo fique distante. O iraniano Darian, por sua vez, sonha em poder morar na Finlândia, mas precisa do visto para ele e a filha de nove anos. Uma noite, os dois se conhecem. Ele quer se casar com ela, mas Aurora tem outra ideia: por três mil euros, ela o ajuda a encontrar uma esposa finlandesa.

28/10 | seg | 19h

Apagada

Apagada (erased), de Miha Mazzini (86′). Eslovênia, Croácia, Sérvia.
falado em esloveno, sérvio. legendas em inglês. legendas eletrônicas em português. indicado para: 14 anos.

Ana dá à luz no hospital local e tudo ocorre bem. O único problema é com a papelada —o arquivo dela não está no computador—, mas isso é considerado apenas uma perda temporária de dados, provavelmente causada por uma falha técnica. Em poucos dias, no entanto, Ana se vê em uma teia de burocracia de proporções kafkianas. Ela é forçada a deixar a filha recém-nascida sozinha no hospital, sem o direito de visitá-la até que tudo esteja resolvido. De repente, Ana passa a ser uma estrangeira, apesar de ter vivido na Eslovênia durante a vida toda. Legalmente, ela não existe, então, sua filha é uma órfã. E órfãos são colocados para adoção.

29/10 | ter | 19h

Apenas 6.5 (Just 6.5), de Saeed Roustaee (134′). Irã.
falado em farsi. legendas em inglês. legendas eletrônicas em português. indicado para: 14 anos.

Samad é um policial da força-tarefa antinarcóticos que trabalha em uma cidade repleta de viciados em drogas, muitos deles moradores de rua. Samad consegue prender Nasser, um procurado traficante local. Ele é sentenciado à morte, mas, antes de sua execução, o policial descobre que Nasser foi, na verdade, forçado a se envolver com o crime por causa das péssimas condições de vida. Ele então passa a acreditar que as prisões e execuções que realizou foram todas em vão.

30/10 | qua | 19h

Oleg

Oleg (Oleg), de Juris Kursietis (108′). Letônia, Bélgica, Lituânia, França.
falado em inglês, russo, polonês, letão, francês, flamengo. legendas em inglês. legendas eletrônicas em português. indicado para: 16 anos.

Oleg é um jovem açougueiro nascido na Letônia. Ele chega a Bruxelas na esperança de ter uma vida melhor. Sozinho em um país ao qual não pertence, o rapaz, rapidamente, fica sob o jugo de Andrzej, um criminoso polonês.

(Carta Campinas com informações de divulgação)