O novo capítulo da Vaza Jato revela que Deltan Dallagnol sabia das ligações entre Sergio Moro, o então juiz da Lava Jato, e Jair Bolsonaro antes mesmo da vitória eleitoral na eleição presidencial de 2018. As mensagens mostram ligação da campanha por Bolsonaro com Moro e que, portanto, a operação que prendeu o ex-presidente Lula para retirá-lo da disputa presidencial foi uma fraude política para solapar a democracia brasileira e permitir a ascensão de um político, que, na visão dos procuradores, seria compatível com seu projeto de poder.
É o que mostram conversas privadas enviadas por fonte anônima ao site The Intercept Brasil e analisadas em parceria com o Uol, desta vez entre Deltan Dallagnol e Vladimir Aras, o candidato da Lava Jato para suceder Raquel Dodge.
Os diálogos entre Deltan e Aras revelam que o coordenador da Lava Jato se engajou pessoalmente na campanha do aliado, articulando diariamente com ele estratégias para que fosse recebido por autoridades”, aponta a reportagem.
“Os diálogos mostram que os dois começaram a articular a candidatura ainda durante o período eleitoral. Assim que Bolsonaro teve uma votação expressiva no primeiro turno da disputa, no qual obteve 46% dos votos válidos, os dois passaram a planejar abordagens ao entorno do então candidato”, diz o texto de Igor Mello, Gabriel Saboia, Silvia Ribeiro e Paula Bianchi.
Antes mesmo do segundo turno, Sergio Moro já é tachado como alguém próximo do grupo de Bolsonaro. “Fala com Moro [então juiz da Lava Jato] sobre minha candidatura a PGR”, escreveu Vladimir Aras às 13h22 de 11 de outubro de 2018 — quatro dias após o primeiro turno da eleição presidencial. “Com bolsonaro eleito, vou me candidatar“, completou às 13h23.
Aras diz que já conversou com o juiz da Lava Jato (Moro) sobre sua candidatura e destaca a proximidade dele com Bolsonaro às 14h20. “Ele [juiz da Lava Jato] já tem prestígio agora”, cita, antes de emendar que “ele [ juiz da Lava Jato] vai ser ouvido pelo presidente na indicação”. Deltan então se mostra otimista: “conseguimos articular sua indicação”, diz às 14h27.
Ou seja: ambos deixam claro que antes da vitória de Bolsonaro, há uma ligação forte entre juiz da Lava Jato e Bolsonaro, o que se confirmou com a saída de Moro da Lava Jato para o governo. Já depois da posse, Deltan diz que havia tratado da candidatura de Vladimir Aras com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. No dia 14 de abril, às 15h33, dá um retorno. “Peço reserva, mas Moro confirmou pra mim que Vc é o candidato que ele vai defender”, afirmou. (Do 247/ edição Carta Campinas)
Os traidores da pátria vão pagar um preço alto por terem organizado a prisão de Lula, sem prova! Prenderam um homem inocente, o maior líder político deste país, o maior e o melhor Presidente da República que este país já teve! O General Vilas Boas, com a saúde debilitada, já está pagando! Nesses dias, ele viaja! Os demais, também pagarão na mesma moeda! O ex-juiz Sérgio Moro, de tanto perseguir o ex-Presidente Lula, em conluio com Deltan Dallagnol, o ex-procurador carrasco Carlos Fernando dos Santo Lima, e demais procuradores da Lava Jato, com a colaboração do ex-chefe do COAF, Roberto Leonel (da Receita Federal), está num beco sem saída. O ex-juiz, atual Ministro da Justiça e Segurança Pública, de herói nacional e paladino da “Imoralidade”, passou a ser empregado de Jair Bolsonaro. Um bajulador de Jair! Quem diria! Moro caiu na arapuca que ele próprio armou, juntamente com Jair. Agora, está tudo obscuro pra Moro! Se correr, o bicho pega! Se ficar, o bicho come! “De tanto ser humilhado e, de tanto receber coiçadas de Bolsonaro, pisado, triturado e cuspido pelo STF, Moro, sem utilidade, vira pano de chão de Bolsonaro”, não sabe onde colocar o fucinho, tá já pedindo o pinico! O pior é que Jair Bolsonaro já avisou: “Quem manda sou eu!” Jair é cruel! Ele é muito cruel!!! Se Moro não quiser ser tão humilhado, assim, peça demissão do cargo! Ou ele está querendo permanecer no cargo, só para manter o foro privilegiado?!!! Pelos crimes que o ex-juiz Moro cometeu o tempo todo, ele deverá ser processado, condenado e, depois, preso pelo Supremo Tribunal Federal. A lei é para todos. Ninguém está acima da Lei, nem os Procuradores, nem o ex-Chefe do COAF, nem o Juiz, nem os Militares, nem o Presidente da República! Aqui se faz, aqui se paga! Quem com ferro fere, com ferro será ferido! É a lei do retorno. Agora, vou declamar uma linda poesia. Desse jeito:
“Eu sou muito grato a Lula, por tudo de bom que ele fez por mim, pelo Nordeste, pelo Brasil e pelo povão! Por isso, escrevo, com muito orgulho, na palma da minha mão, a palavra “GRATIDÃO”, em homenagem ao maior e o melhor Presidente desta nação, o estadista “Luiz Inácio Lula da Silva”, o eterno Presidente do meu coração!!!” #LulaLivre #LulaPresoPolítico #LulaPerseguidopelaJustiça #LulaCondenadosemProva #LulaInocente (Poeta nordestino, de Sousa, no Sertão da Paraíba)