A Orquestra Sinfônica de Campinas se une a instrumentistas e cantores chineses para uma apresentação no dia 17 de agosto, sábado, às 20h, no Teatro Castro Mendes.

Com repertorio de músicas brasileiras e chinesas, a apresentação, inédita no Brasil, será realizada em comemoração às relações Brasil-China. A entrada é gratuita, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível.
A apresentação vai comemorar duas datas importantes celebradas em 15 de agosto referentes à conexão entre os dois países: 45 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China e o Dia do Imigrante Chinês, comemorado em Campinas por meio de lei municipal de 2018. O concerto também será uma homenagem ao Aniversário de 70 anos da fundação da República Popular da China, celebrado em 1º de outubro.
O Brasil tem atualmente entre 250 mil e 300 mil chineses e descendentes, de acordo com os dados de 2012 da Associação Chinesa do Brasil e do Consultado Chinês de São Paulo. Destes, 180 mil estão no Estado de São Paulo. Em Campinas, vivem cerca de 250 famílias chinesas.
O concerto é uma realização do Centro Cultural da Ásia em São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Cultura, e conta com o apoio do Consulado Geral da China em São Paulo.
O Centro Cultural ressalta que esse formato de apresentação, unindo instrumentos tradicionais da China e uma orquestra sinfônica, acontecerá pela primeira vez no Brasil.
Na abertura deste encontro especial, a Orquestra Sinfônica interpreta os hinos nacionais da República Popular da China e do Brasil. Sob a regência do maestro titular da Orquestra Sinfônica de Campinas, Victor Hugo Toro, a apresentação terá início logo em seguida com um repertorio internacional, contendo obras dos compositores chineses Zheng Lu & Ma Hongye (“Boas novas de Pequim para a fronteira”), He Zhanhao & Chen Gang (“Liang Shanbo e Zhu Yingtai”), Wang Luobin (“Naquele lugar distante”) e Bao Yuankai (“Melodia do Bambu Roxo”), e também do poeta escocês Robert Burns (“Amizade para Sempre”).
O programa terá também obras do maestro e compositor Cyro Pereira – “Gonzaguiana – Fantasia sobre temas de Luiz Gonzaga”, “Caymminiana”, coletânea de músicas de Dorival Caymmi, e “Só Sambas”, um pout pourri de sambas conhecidos com arranjos do maestro.
O grupo convidado será composto por 15 músicos chineses que moram no Brasil e tocarão instrumentos típicos da China, como erhu, pipa, sheng, yangqin, guzheng e dizi. Na primeira parte do concerto, os artistas chineses apresentarão canções de seu país de origem e tocarão, com seus tradicionais instrumentos, músicas do Brasil e da China. Na sequência acontece a performance da Orquestra Sinfônica de Campinas que também interpreta músicas dos dois países, além de apresentar uma obra acompanhada do instrumento erhu e de cantores chineses.
Antes da apresentação, o Teatro Castro Mendes abre suas portas, a partir das 18h, para uma exposição fotográfica com imagens dos 45 anos da relação bilateral entre Brasil e China.
Os alimentos arrecadados na entrada serão destinados ao Banco Municipal de Alimentos de Campinas, que atende 120 entidades assistenciais cadastradas. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




