Exposição ‘Sobre_vivências’ traz os lampejos de sete jovens artistas contra a obscuridade da época

Poderá ser vista do dia 5 até o dia 26 de setembro a exposição “Sobre_vivências” no CIS-Guanabara.

Renata Siqueira Bueno, Lucioles, 2008. Serra da Canastra, Brasil

A exposição reúne os trabalhos de sete jovens artistas, formados na graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp, cujo título pode ser interpretado de duas maneiras: como uma exposição de arte cujo mote se dá acerca das SOBREVIVÊNCIAS, das resistências pessoais que precisamos fomentar cotidianamente, na medida em que são desferidos ataques à cultura, à pesquisa científica, às pautas identitárias e à universidade pública; e, ao mesmo tempo, como uma exposição que discorre SOBRE vivências, representadas em sua pluralidade pela experiência particular e profissional de cada um desses participantes da mostra no âmbito da ilustração e/ou de poéticas híbridas (que combinam, por exemplo, aspectos do trabalho de ilustração a linguagens artísticas tais como pintura, gravura, etc.).

Inspirada no belo ensaio do filósofo e historiador da arte francês Georges Didi-Huberman intitulado “Sobrevivência dos vaga-lumes”, a mostra Sobre_vivências é, em suma, uma exposição que se apresenta como ponto convergente de “pequenas luzes”, “lampejos” de expressividade artística atuantes em Campinas e que afirmam em si a importância da diversidade (de corpos, de ideias e de estéticas) em meio à claridade ofuscante de projetos conservadores de poder em construção mundo afora.

A abertura da exposição acontece no dia 4 de setembro, às 19h.

Arte do cartaz e banner por Amanda Moa

Artistas participantes: Amanda Moa, Caetano Capriolli, Debbie Garcia, Ioannis Fiore, Mari Moreti, Paula Chimanovitch, Rafael Ghiraldelli
Curadoria: Rafael Ghiraldelli

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sobre_vivências
De 5 a 26 de setembro de 2019
Abertura: dia 04/09/2019, às 19h

Acesse o link do evento no facebook aqui.

quinta-feira, 5 Setembro, 2019 – 9h até quinta-feira, 26 Setembro, 2019 – 20h

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

10 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

15 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

15 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

15 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

1 day ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

1 day ago