Em São Paulo – Nos próximos dias 17 e 18 de agosto, sábado e domingos, às 20h, será apresentado no Armazém 19 o espetáculo teatral “Feminino Abjeto 2 – O Vórtice do Masculino”.
No primeiro semestre de 2017, a atriz, diretora e pesquisadora Janaina Leite (integrante do Grupo XIX de Teatro) orientou um núcleo de criação cênica guiado pelo conceito de Feminino Abjeto, como entendido pela filósofa, psicanalista e escritora búlgaro-francesa Julia Kristeva e explorado em diversos trabalhos pela artista espanhola Angelica Lidell. Em sua segunda fase, esse projeto reuniu 14 pessoas, na maioria mulheres cis (além de duas pessoas não-binárias).
Em agosto de 2018, Janaina deu início a uma nova etapa da pesquisa: uma investigação cênica, poética e performática sobre a construção das masculinidades, a partir das crises e abjeções do feminino, com um elenco majoritariamente de intérpretes-criadores homens cis.
Agora, depois de um ano de reflexões, novos estudos e um seminário cênico (apresentado no Teatro de Contêiner em fevereiro), a obra conta com 19 performers em cena – sendo duas pessoas não-binárias.
Autoescrituras, textos sobre feminismo, história da arte e rituais de passagem, improvisações, dança e música pop fazem emergir um painel original e caótico dos arquétipos masculinos e femininos e da construção das masculinidades em nosso tempo. À procura das fragilidades e forças do masculino, de seus elementos tóxicos e magnéticos, os performers narram suas primeiras referências de gênero, revisitam o binômio paternidade-maternidade e as relações sociais constituídas, principalmente, a partir do olhar sobre a figura materna, seus estereótipos e contradições. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Feminino Abjeto 2 – O Vórtice do Masculino
Quando: 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18 de agosto (sábados e domingos) – 20h
Onde: Armazém 19 – R. Mario Costa, 13 – Vila Maria Zélia – Metrô Belém
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada)
Ingressos antecipados: http://is.gd/femabj2
Contato e informações: [email protected]
Ficha técnica
Performers/autores: Alexandre Lindo, André Medeiros Martins, A Saboya, Carlos Jordão (@cluxooo), Chico Lima, Dante Paccola, Diego Araújo, Eduardo Joly, Filipe Rossato, Guilherme Reges, Gustavo Braunstein, Jeffe Grochovs, João Duarte, João Pedro Ribeiro, Leonardo Vasconcelos, Lucas Asseituno, Marco Barreto (@marcobarreto), Nuno Lima, Thompson Loiola.
Direção e dramaturgismo: Janaina Leite
Assistência de direção e dramaturgismo: Ramilla Souza
Iluminação: Maíra do Nascimento e Marcus Garcia
Criação e operação de som e trilhas: Eduardo Joly
Fotografia: André Cherri (@ciaocherri), Liz Dórea (@lizdorea), Michel Igielka (@kamigiel), Flaviana Benjamin (@flaviana_benjamin)
Vídeos: André Cherri, Filipe Rossato e Diego Araújo (@diegoolpreto)
Arte original: Miguel Sanchez (@msdos86)
Núcleo de Comunicação: Thompson Loiola (99 Comunicação) e Alexandre Lindo
Núcleo de Produção e Projetos: João Pedro Ribeiro, Lucas Asseituno, André Medeiros Martins