‘Casca de Baobá’ e ‘Ilha’ são exibidos em ciclo sobre as atuais vivências negras brasileiras e o cinema

O projeto “Múltiplas Vozes da Experiência Negra no Cinema”, que acontece no Sesc Campinas, traz duas exibições nos próximos dias.

Cena do filme Casca de Baobá

No dia 27/8, terça-feira, às 19h, será exibido o filme “Casca de Baobá”. (Brasil | 2017 | 12 min. | Direção: Mariana Luiza). Maria, uma jovem negra nascida em um quilombono interior do Estado, é cotista na Universidade Federal do Rio de Janeiro.Sua mãe, Francisca, leva a vida cortando cana nas proximidades do quilombo. As duas trocam mensagens para matar a saudade e refletir sobre o fim de uma era social e econômica.  

No mesmo dia, às 19h30, a exibição será do filme “Ilha”. (Brasil | 2018 | 96 min. | Direção: Ary Rosa, Glenda Nicácio). Emerson é um jovem da periferia que quer fazer um filme sobre sua história na Ilha, um lugar onde quem nasce não consegue sair. Para realizar seu plano, ele sequestra o cineasta Henrique e juntos os dois reencenam sua vida, com algumas licenças poéticas. Porém, no jogo de fazer cinema não há limites.

Cena do filme Ilha

Programado pelo crítico, curador e professor Heitor Augusto, o ciclo “Múltiplas Vozes da Experiência Negra no Cinema” traz curtas e longas metragens que colocam em diálogo as vivências negras brasileiras contemporâneas, refletidas no cinema, em contato com outras diásporas e também com o continente africano.

As exibições são gratuitas e acontecem no Teatro do Sesc. Retirada de ingressos limitados na Ilha de Atendimento no dia da atividade. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente