Campinas já registrou 19 casos de sarampo, segundo boletim da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou um novo boletim epidemiológico de sarampo nesta quarta-feira, 21 de agosto, em que mostra que já são 19 casos confirmados no município desde o início do ano. No estado de SP, a epidemia de sarampo já tem 1.800 casos confirmados, sendo 73% na capital paulista.

(arquivo pmc )

Destes, 11 são em menores de um ano, seis são em crianças entre 1 ano e 4 anos e, dois, são em adultos de 20 a 34 anos. Ainda do total de 19 casos, quatro são de um surto numa creche no DIC 6 (informado no boletim epidemiológico de 22 de julho). Outros dois são de um surto familiar e referem-se a dois irmãos. Outras 13 ocorrências são de casos isolados em todas as regiões do município de Campinas. Não houve óbitos.  

Segundo a Prefeitura de Campinas, a Secretaria de Saúde adotou duas principais estratégias em relação ao sarampo. Uma delas é a vacinação de crianças de seis meses a menores de um ano de idade no município, desde o dia 8 de agosto. O município se antecipou à medida adotada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, quando estendeu a orientação a todo o território nacional.

Pessoas até 29 anos tomam duas doses da vacina. Dos 30 aos 59 anos, a recomendação é de uma dose. É importante que todas as pessoas que perderam a carteirinha de vacinação ou não têm registro das doses procurem o centro de saúde para atualizar o esquema vacinal. A vacina está disponível em todos os centros de saúde.   

A outra estratégia adotada pelo município é o bloqueio vacinal de todos que tiveram contato com casos suspeitos de sarampo. Essa ação é realizada indiscriminadamente, ou seja, independente da pessoa ter sido vacinada contra o sarampo antes ou não. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

André Mendonça cria o autoritarismo judicial, centraliza poder e se torna um juiz autocrata

(imagem divulgação) O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, adotou decisões que o tornam…

13 hours ago

Magia e música se encontram no espetáculo ‘O Ilusionista e a Pianista’

(foto vinícius barros - divulgação) O que uma pianista e um ilusionista têm em comum?…

17 hours ago

Campinas abre edital para instalação de cafés no Castro Mendes, Museu da Cidade, MIS e observatório

Teatro Castro Mendes (foto firmino piton - arquivo pmc) A Prefeitura de Campinas abriu, nesta…

17 hours ago

Street Fest 019 celebra o Dia Municipal do Skate com esporte, arte e cultura urbana no Taquaral

(foto pixelperfektion - unsplash) O Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), em Campinas, recebe no dia…

20 hours ago

Sinfônica apresenta ‘Ecos do Romantismo’, com Guarnieri, Mendelssohn e Brahms no repertório

(foto eduardo lopes - arquivo pmc) A Orquestra Sinfônica de Campinas realiza o concerto “Ecos…

20 hours ago

Brasil tem o melhor desempenho na Educação Básica dos últimos 20 anos

(foto ricardo stuckert - pr) O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2025 registrou…

20 hours ago