Quanto mais armas na sociedade mais mulheres e negros serão mortos, indicam pesquisas

Mais armas = menos negros e mulheres

.Por Carlão do PT.

O Brasil é um país racista e machista. Por enquanto. Pode tornar-se fascista, a depender da ideologia da Presidência da República e seus aliados. É necessário esforço de todo o campo democrático para que essa tendência seja revertida.

(foto mih83 – pl)

Vamos aos fatos. Levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz revela que a proporção de mulheres assassinadas em casa acompanhou o aumento de pessoas com posse de armas.

Em três anos, o número de pessoas com armas cresceu 17,9%, enquanto o aumento de homicídios de mulheres em casa aumentou 26,2%. Isso tudo, antes mesmo do inconsequente decreto do presidente que flexibiliza a posse de armas.

Outro dado alarmante, sobre o qual há anos chamamos a atenção. O Atlas da Violência de 2019 não deixa dúvidas sobre o racismo estrutural em que o nosso País vive. De cada quatro pessoas assassinadas no Brasil em 2017, três eram negras.

A taxa de homicídios de negros e negras chegou a 43,1 para 100 mil habitantes, enquanto a dos não negros fechou o ano em 16 por 100 mil.

Os dados demonstram que houve aumento da desigualdade racial nesse aspecto entre 2007 e 2017, já que a taxa cresceu 33,1% para os negros e 3,3% para os não negros. Apenas entre 2016 e 2017, a taxa de homicídios de negros no Brasil cresceu 7,2%.

Somente em 2017 foram assassinados quase 50 mil negros no país um aumento de 62,3% em relação a 2007 e de 9,1% ante 2016. É um genocídio.

O aumento de violência contra mulheres e homens é crescente. E os dados indicam que quanto mais armas na sociedade mais mulheres e negros serão mortos. Só não vê quem não quer.

O desarmamento, a inclusão e políticas educacionais que priorizem a igualdade são o caminho para reverter essa situação. O lamentável é que a ideologia adotada pela presidência da República vai em caminho contrário. Prioriza a violência, a discriminação e o ódio.

É momento de unir esforços para que o País retome o rumo da Democracia e que as instituições respeitem a independência que a Constituição de 1988 preconiza. Continuamos na luta.

Calão do PT é vereador em Campinas

Recent Posts

Emicida cruza passado, presente e homenagem aos Racionais em show de sua nova turnê no Multi Arena

(foto divulgação) O que um fã faz para agradecer aos artistas que mudaram sua maneira…

14 hours ago

‘O Fingidor’, inspirado em Fernando Pessoa, faz temporada gratuita em Campinas

(foto ale catan - divulgação) A relação entre identidade, ficção e realidade conduz a trama…

22 hours ago

Brasil vence o fascismo e a ditadura representados pela família Bolsonaro

(foto paulo pinto ag brasil) O resultado das eleições presidenciais no Brasil foi uma derrota…

22 hours ago

Investimento do governo Lula na Unicamp foi 105% maior do que o de Bolsonaro

(imagem reprodução) Entre 2023 e 2025, Universidade recebeu R$ 2,01 bilhões em recursos federais, contra…

2 days ago

Show de Ohpreto, Legado das Aquarelas, faz tributo a Emílio Santiago

Ohpreto (imagem reprodução) Com entrada gratuita, apresentação do projeto “Legado das Aquarelas” celebra a trajetória…

2 days ago

Evento Brasil-Gaza: o que a arte tem a dizer? terá conversa e exibição de dois curtas

(imagem reprodução) Atividade será realizada no dia 27 de outubro, às 12h, no Auditório da…

2 days ago