Categories: Programe-seVisuais

Exposição retrata as transformações de Campinas em fotos e pinturas

Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto – divulgação)

A história, a cultura e as transformações da cidade ganham destaque na exposição “Campinas, de Princesinha d’Oeste à Rainha da Região Metropolitana”, no sábado, 25 de julho, das 11h às 17h30, na Galeria Adacir Zini.

A mostra faz parte das comemorações do aniversário de 252 anos da cidade e reúne diferentes interpretações sobre a evolução do município em fotografias, pinturas e artes visuais. As obras retratam o patrimônio histórico, a arquitetura, as paisagens, a diversidade humana e as mudanças que marcaram Campinas ao longo das décadas.

Participam da exposição os artistas Anna Maria Badaró, Osvaldo Furiatto, Adriana D’Ferraz, Nei Ardito, Beth Schons, Denizi Grandizoli, Rafael Sosa, Rodrigo Vilalba e Marilene Laubenstein. A curadoria é da artista plástica e visual Adriana D’Ferraz.

O conjunto propõe uma reflexão sobre a trajetória da cidade, desde o período em que era conhecida como “Princesinha d’Oeste” até sua consolidação como um dos principais polos econômicos, culturais e tecnológicos do país.

Com diferentes linguagens e estilos, os artistas apresentam um olhar sobre a identidade campineira, valorizando a memória, o presente e as perspectivas para o futuro. A iniciativa também reforça o papel da arte na preservação da história e na aproximação entre a população e o patrimônio cultural da cidade.

Outras atrações

Junto da exposição, nos mesmos dia e horário, acontece também, a “1ª Feira de Empreendedores no Clube da Lady Campinas”. Estão previstos estandes de artigos diversos, como vestuário, acessórios, artesanato e alimentação, entre outros.

O evento terá música ao vivo, desfile de moda, desfile pet, além de uma palestra sobre marketing com a especialista Karen Isis. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 25 de julho de 2026 (sábado)
Horário: das 11h às 17h30
Local: Sede do Clube da Lady de Campinas
Endereço: Rua Nazaré Paulista, 922, Jardim Paineiras, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado ao Lar dos Velhinhos de Campinas

Cultura Carta

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

15 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

16 hours ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

1 day ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

2 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago