Voluntário! Ser ou não ser?

.Por Roberto Ravagnani.

Você já sabe qual será minha resposta. Sim, ser, lógico, mas acho que o texto ficaria curto demais e simples demais.Vamos falar um pouco maios sobre isso.

Ser, mas isso é uma decisão que só você pode tomar, não é porque insisto em escrever e falar também sobre o assunto que você deve ser convencido a ser um voluntário, não gosto e sou contra qualquer tipo de convencimento oportunista ou inoportuno.

(imagem joojoo41 -pl)

Sou aquele que toma decisões sem ser por impulso, salvo uma vez ou outra quando vejo algo que gosto muito, como uma viagem que esta em promoção, ai não me aguento pois sou viciado em viagens, mas para o resto todo sou organizado e meticuloso, quando se trata de trabalho então, muito cuidado e de trabalho voluntário mais ainda, pois sei da importância, da responsabilidade e dos riscos, portanto tem que obter informações, visitar, conhecer e após feito isso tomar a decisão se sim ou não acolher aquele trabalho voluntário.

Portanto é isso que indico e oriento a todos que querem fazer ou pelo menos experimentar um trabalho voluntário, vá conhecer pessoalmente a organização, caso opte por uma, ou conheça trabalho social caso se engaje em um sem o respaldo de uma organização o que é recomendável sempre, salvo se você estiver criando a sua atividade.

Exija a assinatura do Termo de Adesão ao trabalho voluntário e mostre que você está preocupado com a organização e com o seu envolvimento com ela, caso não ela não venha a apresentar o termo para assinatura.

Conheça a diretoria executiva e estatutária, pelo menos por nomes para saber com quem está lidando, não podemos perder de vista nossa segurança e a integridade da organização a qual pretendemos ajudar de alguma forma.

Saiba exatamente o que esperam de você e quanto esperam, para que ninguém fique frustrado, pois o que é combinado não é caro, já dizia meu avô.

Voltamos ao início, você não precisa ser voluntario, o mundo precisa de voluntários, mas você só será um voluntário quando e se tiver vontade de ser, mas se ou quando tomar esta decisão, com certeza será aplaudido de pé, pelo menos por uma pessoa, EU. Te encontro por ai.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

Recent Posts

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe a comédia ‘Boa Sorte, Leo Grande’ com Emma Thompson

(imagem reprodução - divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no…

4 hours ago

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

21 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

21 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

1 day ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

1 day ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

1 day ago