Justiça afasta Jonas e determina demissão 1.851 funcionários da Prefeitura de Campinas

A 6.ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo tomou decisão para acabar com um imenso cabide de emprego criado na Prefeitura de Campinas, durante o governo Jonas Donizette (PSB). A Justiça decretou o afastamento do prefeito de Campinas por improbidade administrativa, além de ordenar a exoneração de 1.851 comissionados.

(foto luiz granzotto – pmc)

Com a decisão, o prefeito perdeu a função pública e foi suspenso dos direitos políticos por 5 anos, além de multa no valor de 30 vezes seu contracheque. Em abril, Jonas recebeu salário de R$ 23.894,65. A multa deve alcançar R$ 716 mil. A informação é do Estadão.

Segundo a reportagem, a desembargadora Silvia Meirelles afirmou que Jonas Donizette criou um ‘cabide de empregos’ no Executivo. O prefeito também foi proibido de “contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos”. (Mais informações aqui)

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

2 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

7 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

7 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

7 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

23 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

1 day ago