Ícone do site CartaCampinas

Campinas terá 19ª Parada do Orgulho LGBT+ e celebração de união homoafetiva

No próximo domingo, dia 30 de junho, acontece em Campinas a 19ª Parada do Orgulho LGBTTI+ de Campinas e a primeira celebração união de casais LGBTTI na Umbanda. Segundo os organizadores, essa celebração será um ato de respeito as diferenças, pois tanto a união religiosa de casais LGBTTI quanto a Umbanda ainda sofrem discriminações em nosso país.

(imagem ilustrativa – sebastian freire – cc)

Os eventos também comemoram os “50 anos de Stonewall” – rebelião que que aconteceu em 1969 contra a invasão da polícia de Nova York ao bar Stonewall Inn, no bairro do Greenwich Village, em Nova York. Mulheres trans, lésbicas, drag queens, negras e latinas, em sua maioria, resistiram à prisão e à violência da policia.

“Como ato de cidadania, buscaremos a visibilidade para a garantia de direitos desses casais e com amor, comemoraremos a decisão de criminalização da LGBTTIfobia pelo Supremo Tribunal Federal”, anotam

A celebração será realizada pelo Pai Joãozinho Galerani, Pai David Ricardo e Mãe Thauane Nunes, para os casais Laila/Rodrigo e Amanda/Keila. A celebração ocorrerá no Largo do Rosário e será uma oportunidade para que pessoas de diversas crenças religiosas acompanhem esse momento de amor, compromisso e união.

“Contaremos com o apoio do Trio de Santo Jorge que escolheu músicas especiais para a cerimonia: Se eu não te amasse tanto assim; Eu sei que vou te amar; Como Vai você; Ainda bem. Haverá também atabaques com a Curimba Filhos do Seo 7, a benção dos sacerdotes, legítimos representantes dos Guias, mostrando que a Umbanda é uma religião que acolhe as diferenças. Haverá assinatura da certidão da união religiosa, pois a Umbanda e os sacerdotes são legalmente reconhecidos e tem poderes legais para realização da união religiosa. Deixe seu preconceito de lado, queremos passar com nosso amor”, anotam na chamada para os eventos.

Veja evento de Campinas no Facebook

Sair da versão mobile