‘Campinas: Do Corpo a Espacialidades Urbanas’ reflete sobre a cidade através de fotografias, costuras e outras visualidades

De 02 a 19 de julho, das 9h às 18h30, poderá ser vista na Casa do Lago, na Unicamp, a exposição “Campinas: Do Corpo a Espacialidades Urbanas”.

O artista Caio Gusmão Ferrer traz uma série de trabalhos sobre a cidade de Campinas, propondo imaginações do corpo a trajetórias cotidianas e suas relações sociais.

Estes trabalhos tomam a cidade de Campinas como objeto de pesquisa e análise, criando visualidades para as vivências com o entorno do centro da cidade, formula reflexões sobre o urbano através de fotografias, costuras e outras visualidades.

O projeto expositivo apresenta trabalhos da Exposição LOKAL que foi realizada em 2017 no ATAL609 entre os artistas Paula Monterrey e Caio Gusmão Ferrer, bem como trabalhos inéditos que investigam processos históricos e urbanísticos, como também as espacialidades subversivas.

Os trabalhos serão compostos por mapas, fotografias, costuras e outros materiais. O artista também propõe revisitar estes lugares com um olhar mais poético e criativo, desde o corpo, a casa até o espaço urbano.

Também acontecerá uma oficina de vivência em que o artista propõe uma saída da Casa do Lago até o Centro de Campinas, para mostrar as rotas de ônibus e propor derivas, através de um itinerário entre pontos turísticos e arquitetônicos de Campinas, mostrando também os diversos usos e ocupações espaciais que acontecem no espaço urbano. Criando assim uma articulação poética afetiva com a cidade de Campinas e principalmente com o entorno do centro urbano que apresenta diversas histórias e encontros. 

Esta visita à cidade terá como ponto de encontro a Casa do Lago, dia 5 de julho, às 15h30. O artista propõe uma saída deste ponto no campus até o centro da cidade. Não há necessidade de nenhum tipo de inscrição prévia, é só comparecer nesta data e horário e aproveitar o passeio.

Caio Gusmão Ferrer é graduando em Geografia pela Unicamp. Vem trabalhando desde 2010 criando ações experimentais no espaço público e eventos artísticos. Em 2014 compôs o coletivo Duplo Pellis de ações em performance. Como artista participou de festivais, mostras e exposições nacionais e internacionais. Organizou com Thaise Nardim o IMEDIATO [encontro de performance sem registro mediado por tecnologia].

Com o artistas Fausto Gracia começou a criação de peças, acessórios e joalheria, marca Loca Sí Soy arte&diseño, uma parceria México Brasil integração latino americana de culturas e estilos. Trabalhou como produtor no espaço independente de arte AT|AL | 609 lugar de investigações artísticas com apoio do Proac Território das Artes em 2016, e durante o ano de 2017 com o Proac Espaços Independentes.

Participou como Bolsista na Comunicação do projeto Corredor Cultural na Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp, em 2016. Foi bolsista com o projeto Entre_Espaços no SAE Ação Cultural, 2017. Formou a equipe de produção da XI Semana de Geografia: por uma geografia mestiça – américa latina no séc. XXI em 2018.

Também realizou exposições coletivas em Campinas, Colombia, Paraguai, Minas Gerais. Participou de festivais na Argentina (Fluxüs/Tucumán), México (Sesion de Performance/Querétaro) e Chile (EPI), Colômbia(Acciones al Margem/Bucaramanga); também em São Paulo (Perpendicular Bienal/Perfor#4),Minas Gerais (FAC/Juiz de Fora, Ruínas Circulares/Uberlândia), Campinas (Movimentos Convergentes 2 e Projeto Vozerio).

Mais informações no evento no Facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição – Campinas: Do Corpo a Espacialidades Urbanas, de Caio Gusmão Ferrer

Período do evento: 02/07/2019 a 19/07/2019

Visitação Gratuita

Período: 02 a 19 de julho, das 9h00 às 18h30

Recent Posts

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

16 hours ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

17 hours ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

21 hours ago

Banda campineira Forróbaile lança o primeiro álbum em show gratuito na Sala dos Toninhos

(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…

1 day ago

Experiência imersiva leva a uma viagem histórica e cultural pela Grande Muralha da China

(foto tati ferro - divulgação) A história, a cultura e as transformações da China ao…

1 day ago

Mendonça precisa mostrar 37 notas emitidas em 3 dias próximos ao encontro secreto com Vorcaro

(imagem reprodução) O ministro André Mendonça, do STF, precisa explicar e mostrar as 37 notas…

2 days ago