De 02 a 19 de julho, das 9h às 18h30, poderá ser vista na Casa do Lago, na Unicamp, a exposição “Campinas: Do Corpo a Espacialidades Urbanas”.
O artista Caio Gusmão Ferrer traz uma série de trabalhos sobre a cidade de Campinas, propondo imaginações do corpo a trajetórias cotidianas e suas relações sociais.
Estes trabalhos tomam a cidade de Campinas como objeto de pesquisa e análise, criando visualidades para as vivências com o entorno do centro da cidade, formula reflexões sobre o urbano através de fotografias, costuras e outras visualidades.
O projeto expositivo apresenta trabalhos da Exposição LOKAL que foi realizada em 2017 no ATAL609 entre os artistas Paula Monterrey e Caio Gusmão Ferrer, bem como trabalhos inéditos que investigam processos históricos e urbanísticos, como também as espacialidades subversivas.
Os trabalhos serão compostos por mapas, fotografias, costuras e outros materiais. O artista também propõe revisitar estes lugares com um olhar mais poético e criativo, desde o corpo, a casa até o espaço urbano.
Também acontecerá uma oficina de vivência em que o artista propõe uma saída da Casa do Lago até o Centro de Campinas, para mostrar as rotas de ônibus e propor derivas, através de um itinerário entre pontos turísticos e arquitetônicos de Campinas, mostrando também os diversos usos e ocupações espaciais que acontecem no espaço urbano. Criando assim uma articulação poética afetiva com a cidade de Campinas e principalmente com o entorno do centro urbano que apresenta diversas histórias e encontros.
Esta visita à cidade terá como ponto de encontro a Casa do Lago, dia 5 de julho, às 15h30. O artista propõe uma saída deste ponto no campus até o centro da cidade. Não há necessidade de nenhum tipo de inscrição prévia, é só comparecer nesta data e horário e aproveitar o passeio.
Caio Gusmão Ferrer é graduando em Geografia pela Unicamp. Vem trabalhando desde 2010 criando ações experimentais no espaço público e eventos artísticos. Em 2014 compôs o coletivo Duplo Pellis de ações em performance. Como artista participou de festivais, mostras e exposições nacionais e internacionais. Organizou com Thaise Nardim o IMEDIATO [encontro de performance sem registro mediado por tecnologia].
Com o artistas Fausto Gracia começou a criação de peças, acessórios e joalheria, marca Loca Sí Soy arte&diseño, uma parceria México Brasil integração latino americana de culturas e estilos. Trabalhou como produtor no espaço independente de arte AT|AL | 609 lugar de investigações artísticas com apoio do Proac Território das Artes em 2016, e durante o ano de 2017 com o Proac Espaços Independentes.
Participou como Bolsista na Comunicação do projeto Corredor Cultural na Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp, em 2016. Foi bolsista com o projeto Entre_Espaços no SAE Ação Cultural, 2017. Formou a equipe de produção da XI Semana de Geografia: por uma geografia mestiça – américa latina no séc. XXI em 2018.
Também realizou exposições coletivas em Campinas, Colombia, Paraguai, Minas Gerais. Participou de festivais na Argentina (Fluxüs/Tucumán), México (Sesion de Performance/Querétaro) e Chile (EPI), Colômbia(Acciones al Margem/Bucaramanga); também em São Paulo (Perpendicular Bienal/Perfor#4),Minas Gerais (FAC/Juiz de Fora, Ruínas Circulares/Uberlândia), Campinas (Movimentos Convergentes 2 e Projeto Vozerio).
Mais informações no evento no Facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Exposição – Campinas: Do Corpo a Espacialidades Urbanas, de Caio Gusmão Ferrer
Período do evento: 02/07/2019 a 19/07/2019
Visitação Gratuita
Período: 02 a 19 de julho, das 9h00 às 18h30