O terreiro Vó Benedita, casa de Umbanda que fica na Vila Ipê em Campinas, foi alvo de violência e intolerância religiosa. A casa foi atacada com pedra, os carros tiveram pneus furados, e uma evangélica foi até a proprietária do imóvel para tentar desalojar a casa de Umbanda, além de fazer ameaças de morte, informam em nota de repúdio publicada na internet.
“Temos como vizinhos uma Igreja Evangélica, que até o presente momento não tínhamos problemas de convivência. Na sexta feira passada, membros de nossa casa escutaram em alto e bom tom, durante o culto, que os terreiros de Umbanda eram para ser apedrejados, fato que infelizmente ocorreu contra nossa casa no mesmo dia”, anotou em nota de Repúdio.
Os religiosos tiveram que chamar a polícia para registrar uma queixa contra as agressões e a ameaça de morte feita por fanáticos. Veja a nota de repudio.
Nota de repúdio.
Nossa casa o Terreiro da Vó Benedita, casa de Umbanda com 16 anos de trabalhos caritativos foi alvo de violência e intolerância religiosa.
Temos como vizinhos uma Igreja Evangélica, que até o presente momento não tínhamos problemas de convivência.
Na sexta feira passada, membros de nossa casa escutaram em alto e bom tom, durante o culto, que os terreiros de Umbanda eram para ser apedrejados, fato que infelizmente ocorreu contra nossa casa no mesmo dia.
Durante a semana, tivemos 3 carros com pneus furados.
Na quinta-feira, uma das “fieis”, visitou a proprietária do imóvel e a questionou porque alugava a casa aos macumbeiros e a convidou para ir a igreja, que era muito boa.
Hoje, sábado dia 04 de maio, a mesma pessoa que nos apedrejou, voltou, assediou duas pessoas, jogou uma lata de cerveja no terreiro, e avisou que iria buscar uma arma para nos matar, pois nos não temos deus no coração.
Chamamos a polícia militar e a guarda municipal, as quais nos atenderam com toda rapidez e respeito.
Iremos fazer o B.O. tanto contra o agressor, como contra a Igreja.
Não iremos aceitar nunca esse tipo de agressão, física e psicológica.
Por esse motivo, até tudo ser averiguado, o terreiro estará em recesso.
A batalha que perdemos sozinhos, ganhamos unidos.
Agradecemos todas as mensagens de apoio.
Padrinho de Umbanda Joãozinho Galerani.
Mãe Sueli Galerani
Uns Evangelicos dizendo ser fazendo crueldade qual o nome desta igreja cada com sua crenças.
Que Deus este desta igreja.
Macumbeiro esta palavra não existe.
.
Neo pentecostais. Ou evangélicos. Não pagam impostos. Sorte deles ser umbanda. Se é uma religião mais anímica, islâmica. .estariam todos sem língua. O Brasil é laico. Baixa a lei neles. E em qualquer um. Prejudicam os indígenas como as demais. Torço para que o Islã esteja longe. Uma a mais é demais.
Bom dia…na minha opinião esses Evangélicos que fazem uma crueldade dessa não são de Deus! E sim do DISMO, porq utimamente estão perdendo fiéis. Que estão vindo para nossa Umbanda, e que sejam bem vindos, porque a Umbanda e Paz, e Amor, e Caridade, e harmonia. Axé
Infelizmente este tipo de ação a cada dia vem aumentando no Brasil
Por este motivo temos que nos unir e deixar vaidades e orgulho de lado.
Lutarmos juntos em defesa de nossa religião e cultura.
Contém com o apoio da febratuc para o que precisarem .
Que meu pai Oxóssi lhes abençoe.
http://www.febratuc.wordpress.com
Mas Ninguém faz nada .justiça aqui n existe e sabemos disso.
DEUS SABE OQ FAZ E MOSTRARA PRA ELESS QUE O MAL QUE SE FAZ VOLTA EM DOBRO.TRISTE ISSO
Isso pq são de “deus” né? ..imagina se fossem do diabo …pqp
Que absurdo! Tudo que vem a dividir não é de Deus. Todos fazemos fazemos parte da mesma essência divina. Essa intolerância religiosa se dá pela falta de respeito pela vontade alheia e de respirar o livre arbítrio das pessoas. Lamentável
Quem teve uma participação fundamental na eleição dos bolsonaro’s?
Então não poderia ser diferente, o cérebro dos evangélicos é mais “lavado” do que a escadaria da igreja (nosso senhor do Bonfim na Bahia)!
Intolerância religiosa e de outeou tipos se tornaram uma constante na “era” bolsonarista. Tem outra, se juntar todos os segmentos religiosos, dos espíritas aos evangélicos, do budismo ao catolicismo, a grande maioria das pessoas, mesmo sendo insistentemente avisadas, esgolferam votar contra o PeTe.
Me desculpe amigo, mas vc parece ser daqueles que tudo dê ruim que acontece, associa a política. Caso sério de cegueira…
Concordo Ednilson. Lembro de um vídeo da campanha do tal Presidente, que ele gritava em alto e bom som, que o Brasil é um país cristão, que não tem nada de Estado Laico, e que as minorias deveriam se curvar a maioria. Um louco, desequilibrado, que está dando voz a todo tipo de pessoas ruins.
Cristo jamais agrediu os romanos ou a Samaritana… mas tinha querelas constantes com os fariseus e os vendilhões do templo, justamente os cidadãos mais “religiosos” de Israel. Que vergonha Campinas.
Que absurdo total. Isso é coisa de povo de Deus? Não isso é coisa de bandido fanático.
O que eles sabem sobre respeito e dignidade as diversidades religiosas. Será que não entendem que somos tds cristãos? Uns mais esclarecidos outros menos.
Respeitem a casa de Nosso Pai Maior, respeitem a vida alheia e suas peculiaridades.
Imagina se nós Povo de Umbanda, Candomblé, e outros segmentos espirituais, saíssemos por aí ameaçando matar e destruir seus “templos, espalhados por td o Brasil.
E é por causa de fanáticos descontrolados, como esses, que muitas pessoas repudiam os evangélicos.
Graças a Deus (que é de tds nós) não são todos. São excessões a regra, que Com Certeza, devem ser punidos “na forma da lei”, dos homens.
Nossa, aprendam evangélicos, amai o próximo como a ti mesmo! Não é assim que a Bíblia ensina? O que vcs fazem na igreja? Não aprenderam ainda? Independente da crença das pessoas são seres humanos, amem as pessoas. Vcs estão perdendo tempo indo a igreja e não aprendem o que é amar!! Cuidem da vida de vcs e deixem as pessoas em paz…..
E ainda fala que eles não tem Deus no coração! realmente quem está se comportando como Judas sem um pingo de tolerância…quem é que tá pecando!