‘À Nordeste’ reúne obras de 160 artistas e busca pensar a construção de um imaginário sobre a região

Em São Paulo – Pode ser vista até o dia 25 de agosto no Sesc 24 de Maio a exposição “À Nordeste”, com curadoria de Bitu Cassundé, Clarissa Diniz e Marcelo Campos.

Juliana Notari, Frames da videoperformance Mimosa, (vídeo projeção em três telas), 2014 (Foto: Divulgação)

O título da exposição parte da provocação do artista cearense Yuri Firmeza: “A nordeste de quê?”, em que coloca em perspectiva as relações entre centralidades e periferias no Brasil e no mundo. 

“À Nordeste” procura entrecruzar reflexões sobre o Brasil a partir da produção simbólica do Nordeste numa perspectiva de suas singularidades regionais e da radicalidade de sua dimensão sensível.

Um olhar sobre a história da região que revela dimensões vertebrais da formação e da contemporaneidade do Brasil e de suas infinitas pluralidades.

Reunindo um conjunto significativo de obras, peças e experiências de contextos e vocações diversas que imaginam, inventam e reconstroem o Nordeste do Brasil, a exposição atravessa campos como a iconografia e a teoria social, pretendendo pensar as circunstâncias históricas, sociais e culturais da invenção de uma ideia de “nordeste”.

A exposição desafia os estereótipos de seca e miséria usualmente relacionados ao Nordeste para propor novas visões sobre a região. Participam da mostra 160 artistas que vão de nomes consagrados como Candido Portinari ao coletivo de memes Saquinho de Lixo. 

De forma integrada à exposição, acontece também uma programação com espetáculos de teatro, música e dança, exibição de filmes, além de encontros de reflexão e experimentação artística, relacionados com diversos conteúdos presentes na mostra.

A entrada é gratuita.

Classificação indicativa: 14 anos

Visitas educativas
Para informações sobre agendamento, entre em contato pelo email agendamento@24demaio.sescsp.org.br

Visitas educativas programadas para público espontâneo
Sábados, domingos e feriados, às 10h, 14h e 16h.

Acessibilidade
Esta exposição dispõe de recursos de audiodescrição, videoguia em Libras com legendas, recursos táteis, pranchas de comunicação alternativa e impressão dos textos em dupla leitura (português ampliado e braille).
Há textos traduzidos para os idiomas: espanhol, francês e inglês.
Informe aos educadores caso tenha interesse em utilizar algum desses recursos.

Mais informações no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Trabalhadores fazem ato para lembrar 28 de Abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Químicos Unificados na porta da fábrica da Amanco para lembrar o 28 de Abril (imagem…

2 hours ago

Espaços culturais recebem oficina gratuita Da Rima ao Verso sobre literatura de cordel

(Foto: Lorraine Carvalho Ramos - divulgação) O público interessado em aprender sobre a literatura de…

2 hours ago

Festival Artes pela Paz tem show de Moreno Overá e Trio Virado

Moreno Overá e Trio Virado. (Foto de João Rafael - divulgação) No dia 1º de…

2 hours ago

Bolsonaristas derrotam evangélico indicado por Lula para assumir vaga no STF

(foto lula marques - ag brasil) Em uma decisão surpreendente, uma articulação da extrema direita…

4 hours ago

Jadsa apresenta sua mistura de MPB, samba e neo-soul no show ‘Big Buraco’

(foto divulgação) A cantora, compositora e guitarrista baiana Jadsa sobe ao palco do Espaço Multiuso…

14 hours ago

Dançarinos batalham em Campinas pelo título de campeão brasileiro de dança urbana

(foto toninho oliveira - divulgação) Do passinho ao hip-hop, do popping ao vogue, o Red…

15 hours ago