‘Terrenal – Pequeno Mistério Ácrata’ recria a história dos irmãos Caim e Abel

Na próxima sexta-feira, 12, às 20h, a peça “Terrenal – Pequeno Mistério Ácrata” será apresentada no Teatro do Sesc Campinas.

(Foto: Divulgação – @terrenalespetaculo )

O espetáculo é baseado na história bíblica de Caim e Abel, dois irmãos que vivem às brigas competindo tanto pela atenção do “pai” quanto pela propriedade.

Por meio de uma linguagem cênica que prioriza a comicidade, a tragicomédia e a metateatralidade, Terrenal poetiza sobre a história de ódio entre dois irmãos, e aponta, em um pano de fundo, conflitos sociais. O texto bíblico do livro de Gênesis narra o que é considerado o primeiro assassinato do mundo, mas a peça vai além – usa esta potência do conflito para falar de assuntos contemporâneos que envolvem justiça, riquezas e visão de mundo.

Em um fracassado loteamento, Caim e seu irmão Abel desenvolvem uma versão conturbada do mito bíblico: a dialética história entre o sedentário e o nômade, entre um Caim dono de um sítio, produtor de pimentões reputados, e um Abel vagabundo, que sobrevive vendendo isca viva aos pescadores da região. Dois irmãos em peleja que compartilham um mesmo terreno baldio dividido e que jamais poderão construir uma morada comum.

O texto original é de Mauricio Kartun – considerado um dos mais importantes dramaturgos da Argentina e uma referência no teatro latino-americano. Terrenal foi traduzido para o português por Cecília Boal, viúva de Augusto Boal, principal liderança do Teatro de Arena (SP) na década de 1960. Desde a sua estreia em terras portenhas em 2014, Terrenal tem se mostrado um fenômeno da cena teatral independente da Argentina.

Com Celso Frateschi, Sérgio Siviero, Dagoberto Feliz e Demian Pinto.

Os ingressos variam de R$ 5 a R$ 17 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente