No dia 24 de abril, quarta-feira, às 18h30, no Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas (R. Dr. Quirino, 560) será exibido o documentário “Cubanas – Mulheres em Revolução”.
Dirigido por Maria Torrellas, o filme retrata o papel das mulheres no processo revolucionário cubano. Pelo documentário desfilam heroínas como Vilma Espin, Celia Sánchez e Haydée Santamaria. A diretora faz um percurso que chega até nossos dias, entrevistando trabalhadoras manuais, médicas, cientistas, artistas e militantes sociais. Aborda temas que vão desde o movimento de alfabetização, à resistência ao bloqueio estadunidense, à batalha cultural, até as marchas LGBTI em defesa da diversidade sexual.
Para a apresentação do filme e o comando do debate, o evento terá a presença de Carmen Dinis, coordenadora do Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba. O evento está sendo organizado pelo Coletivo José Martí de Solidariedade a Cuba, pela Marcha Mundial de Mulheres e pelo Cineclube Outubro. (Carta Campinas com informações de divulgação)
O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…