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‘Black Brecht, e se Brecht Fosse Negro’ é livremente inspirada na peça ‘O Julgamento de Luculus’

Em São Paulo – Livremente inspirada na peça “O Julgamento de Luculus”, de Bertold Brecht, estreia no Sesc Pompeia temporada de Black Brecht, e se Brecht Fosse Negro. A peça fica em cartaz de 18 abril a 5 de maio de 2019, quinta a sábado, às 21h, domingo, às 18h.

(Foto: Cristina Maranhao)

Perante o Supremo Tribunal do Reino das Sombras apresenta-se Luculus Brasilis, o general civilizador, que precisa prestar contas da sua existência na terra para saber se é digno de adentrar no Reino dos Bem-Aventurados. Sob a presidência do juiz dos Mortos, cinco jurados participam do julgamento: um professor, uma peixeira, um coveiro, uma ama de leite e um não-nascido. Estão sentados em cadeiras altas, sem mãos para segurar nem bocas para comer, e os olhos há muito apagados. Incorruptíveis.

A partir deste enredo a trama da peça foi sendo construída, com início durante a ocupação do Legítima Defesa, no próprio Sesc Pompéia, em novembro de 2017. Em duas imersões abertas ao público (estudos e dramaturgia), foram dez dias de trabalho. Em março de 2018, também na Unidade, foi apresentado ao público mais uma etapa, com um módulo de imersão (encenação).

Em junho de 2018 o projeto Black Brecht: E se Brecht fosse Negro? foi contemplado com o Prêmio Zé Renato de apoio à produção e desenvolvimento da atividade teatral para a cidade de São Paulo. A partir daí, durante nove meses o grupo Legítima Defesa se debruçou sobre aquilo que começou como uma provocação: E se Brecht fosse Negro? Nesta provocação, se Brecht fosse negro qual seria o lugar ocupado pela raça? Sua obra seria lida por uma perspectiva interseccional, unindo classe, raça e gênero? Seria possível construir um espetáculo sobre uma perspectiva afro brasileira diaspórica da obra e dos procedimentos de Brecht?

Para compor o texto de Black Brecht foram utilizados diversos materiais – escrituras coletivas, dramaturgias sonoras, gestos, outras imersões públicas, exposições e diversas intervenções urbanas.

O Legítima Defesa é um coletivo de artistas/atores/atrizes de ação poética, portanto política, da imagem da “negritude”, seus desdobramentos sociais históricos e seus reflexos na construção da “persona negra” no âmbito das linguagens artísticas. Constituindo desta forma um diálogo com outras vozes poéticas que tenham a reflexão e representação da “negritude” como tema e pesquisa.

Este ato de guerrilha estética surge da impossibilidade, surge da restrição, surge da necessidade de defender a existência, a vida e a poética. Surge do ato de ter voz.

Ser invisibilizado é desaparecer, desaparecer é perder o passado e interditar o futuro, portanto não é uma opção.

Formado em 2015, o coletivo apresentou a performance poético-política “Em legítima defesa” na Mostra internacional de Teatro de São Paulo de 2016. Em 2017, estreou o espetáculo “A missão em fragmentos – 12 cenas de descolonização em legítima defesa” na programação da Mostra internacional de Teatro. Tem em sua bagagem uma série de Intervenções Urbanas. Atualmente, finaliza o processo da pesquisa “Black Brecht – e se Brecht fosse negro?”, projeto contemplado pelo Prêmio Zé Renato 2018. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha técnica

Direção : Eugênio Lima

Dramaturgia: Dione Carlos

Elenco: Eugênio Lima, Walter Balthazar, Luz Ribeiro, Jhonas Araújo, Palomaris Mathias, Tatiana Rodrigues Ribeiro, Fernando Lufer, Luiz Felipe Lucas, Luan Charles e Marcial Mancome. Ator Convidado: Gilberto Costa

Co-produção: Associação Cultural Núcleo Corpo Rastreado e Umbabarauma Produções Artísticas

Produção Executiva: Iramaia Gongora e Gabi Gonçalves

Cenário: Rentano Bolelli

Preparação Corporal e Coreografia: Luaa Gabanini e Iramaia Gongora

Danças Urbanas Africanas: Mister Prav

Preparação Vocal e Spoken Word: Roberta Estrela D’Alva

Figurino : Claudia Schapira

Direção Musical: Eugênio Lima e Neo Muyanga

Música: Luan Charles, Eugênio Lima, Neo Muyanga, Dropê Selva, Roberta Estrela D’alva e Suyá Nascimento.

Vídeo Intervenção: Bianca Turner

Fotografia: Cristina Maranhão

Vídeo documentário: Ana Júlia Travia

Direção de arte gráfica: Jader Rosa

Design: Estúdio Lume

Operador de som: João de Souza Neto e Clevinho SouzaS

Black Brecht e se Brecht fosse negro?

De 18 abril a 5 de maio de 2019, quinta a sábado, às 21h, domingo, às 18h.

* no dia 19/4, sexta-feira (feriado) não haverá sessão.

** no dia 1º/05, quarta-feira (feriado), haverá sessão extra às 18h.

Teatro

*O Teatro do Sesc Pompeia possui lugares marcados e galerias superiores não numeradas. Por

motivo de segurança, não é permitida a permanência de menores de 12 anos nas galerias, mesmo que acompanhados dos pais ou responsáveis. Abertura da casa com 30 minutos de antecedência ao

início do espetáculo.

Ingressos: R$7,50 (credencial plena/trabalhador no comércio e serviços matriculado no Sesc e

dependentes), R$12,50 (pessoas com +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$25 (inteira).

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos.

Duração: 90 minutos aproximadamente

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93.

Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, acesse o portal

sescsp.org.br/pompeia

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