‘Visões Psicodélicas’ reúne gravuras e xilogravuras do artista Dink sobre transes místicos e os segredos das ervas

Até o dia 18 de março, poderá ser vista nas salas expositivas da Estação Cultura a exposição “Visões Psicodélicas”, do artista Dink.

A exposição traz gravuras em MDF e xilogravuras em um recorte da carreira do artista com obras da sua fase inicial até o momento atual. A temática caminha entre as representações de visões sob estados não ordinários de consciência, a crítica ao assassinato de indígenas,  as relações entre plantas psicoativas e os transes místicos.

As ervas possuem poderes e segredos que poucos mortais conhecem; com elas podemos curar, rejuvenescer, limpar, proteger, perfumar e temperar. A cultura indígena é rica em conhecimento sobre os poderes medicinais da natureza, não apenas sobre cada tipo de erva ou planta, mas também como aplicar, ingerir, ou utilizar.

A mostra traz uma série de trabalhos  com temas inter relacionados.

Dink é natural de Campinas-SP, 29 anos. Formado em Artes Visuais com ênfase em Design (Bacharelado e Licenciatura) em 2012, pela PUC-Campinas.

Foi o vencedor do Salão de Artes da PUCC em 2011, com sua xilogravura “O Mestre”. Participou de oficinas com João Bosco, Severino Borges, J. Borges, Stephan Doitschnoff, Chris Dyer e Mark Henson. Expôs nas três edições da Bienal Internacional de Cultura Psicodélica. Trabalha com técnicas como stencil, xilogravura, pirografia entre outras.

Os trabalhos podem ser vistos de segunda a sábado das 9h às 21h e aos domingos e feriados das 10h às 20h nas salas expositivas da Estação Cultura.

A mostra é uma iniciativa da parceria entre Usina Geradora, Ateliê da Estação Cultura, Ateliê Aquastre do artista João Bosco e da Coordenadoria de Ação Cultural da Secretaria de Cultura.

O Ateliê da Estação faz parte do projeto de gestão da Estação Cultura por meio do Laboratório de Produção Cultural em parceria com a Rede Usina Geradora. É um espaço coletivo de criação, formação e convivência entre artistas plásticos, agentes culturais, educadores, usuários e profissionais da saúde mental e o público em geral e funciona no túnel 1 da plataforma e na sala 8 da Estação Cultura.

A Usina Geradora de Cultura é uma rede formada por 11 coletivos artísticos, que atua na cidade de Campinas e região. A rede já foi premiada pelo Ministério da Cultura por seu trabalho desenvolvido desde 2014 na gestão compartilhada da Sala dos Toninhos, do Vagão dos Bonecos e Ateliê da Estação. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“A vida não para de acontecer.

Movimento e intensidade em imagens, espelho-realidade.

E que espelho é esse em que tudo, tudo, tudo mesmo, pode sentir?

E pode, porque tudo, tudo, tudo mesmo pode ser afetado e reverbera… configurações de territórios de afetos, mapeados em gravuras. 

Se tudo movimento e intensidade, tudo também capacidade de percepção e aqui sutileza e leveza em harmonias singulares de cada território.

E cada território sou eu e você e tudo, tudo, tudo mesmo como tão bem já percebeu a poeta Orides Fontela: “Tudo se recria e o instante/ varia de ângulo e face/ segundo a mesma vidaluz/ que instaura jardins na amplitude// que desperta as flores em várias/coresinstantes e as revive/ jogando-as lucidamente/ em transposição contínua.”1

Orides Fontela, Transposição

Eni

Exposição : Visões Psicodélicas” do artista Dink

Período: 20 / 02 a 18/03 

De segunda a sábado das 9h às 21h, Domingos e feriados das  10h às 20h

Local: Salas de Exposição na Estação Cultura, localizadas na plataforma da Estação

Endereço Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N

Entrada Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial – Rua Francisco Teodoro, 1050

Recent Posts

Longa 20.000 Espécies de Abelhas discute o feminino por meio de três gerações de mulheres

(imagem reprodução) A ADunicamp exibe, no próximo dia 05 de agosto (quarta-feira), mais uma edição da Sessão…

13 hours ago

Sem controle em São Paulo, feminicídio cresce 10% no primeiro semestre

(foto monica andrade - gov sp ) Sem controle no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos)…

19 hours ago

Com espetáculos, oficinas e workshop, festival coloca em destaque a arte drag em Campinas

(foto rooh cordeiro - divulgação) Entre os dias 31 de julho e 9 de agosto,…

1 day ago

Atlas da Mobilidade prova que a Educação muda a vida das pessoas para melhor

(imagem reprodução) O desprezo e o ataque da extrema direita à educação não é apenas…

2 days ago

Blues Etílicos traz a Campinas a turnê que marca seus 40 anos de carreira em show gratuito

(foto divulgação) A banda Blues Etílicos desembarca em Campinas no dia 1º de agosto para…

2 days ago

Nina Neder y Los Peregrinos percorrem a música latino-americana em ‘Boleros para una Primavera’

(foto divulgação) Nina Neder y Los Peregrinos sobem ao palco do Teatro Sesi Campinas Amoreiras…

2 days ago