Nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro, sábado, às 21h, e domingo, às 19h, será apresentado no teatro Castro Mendes, em Campinas, o espetáculo “Me dá a tua mão”, um solo de Clóvys Torres.
‘Me dá a tua mão’ é fruto da pesquisa sobre memória que o ator desenvolve há anos e cujo primeiro trabalho foi o também solo ‘Maria Mucuta’, encenada por ele mesmo entre 2000 e 2004, onde Ella relembrava a sua vida à espera DELE. Na época, o ator ouviu mais de 500 pessoas, especialmente idosos, a respeito de suas memórias e alegrias e construiu o texto em sala de ensaio com muitas das memórias e sensações que tinha de seus avós.
Depois veio o espetáculo ‘O Convite de Casamento’, com Lilian Blanc e Walter Portella que ficou em cartaz por anos.
Em ‘Me dá a tua mão’ o ator utiliza um acordeom e um berrante para apresentar uma narrativa que serve como detonador de memórias. “À medida que as personagens revelam suas emoções, a plateia mergulha em suas memórias particulares e esta é a grande poesia deste trabalho. Cada um imaginar suas próprias paisagens, suas emoções, a partir da provocação do narrador que desnuda momentos e personagens próximos a qualquer pessoa que estiver assistindo”, observa Clóvys.
O trabalho de construção do texto e das cenas levou meses, foram feitos ensaios públicos e debates abertos desde o primeiro momento, passando por escolas, grupos de estudiosos, convidados ecléticos, sempre com bate papo, até fechar o texto e uma ideia de narrativa desta história a ser adaptada a qualquer espaço e formato, grande ou pequeno. Posteriormente se deu a entrada do premiado diretor Amir Haddad. “O Amir fez uma desconstrução de tudo que eu estava fazendo, me trazendo fortemente a questão da narrativa e do não teatro ou do teatro depois do teatro, como ele diz. Em resumo, a questão da verdade do ator, da entrega, da não representação. É um trabalho que não termina nunca, pois terá sempre provocações e desconstruções vindas do mestre Amir e da minha própria inquietude como ator-autor. Portanto, é uma peça que segue um fluxo de constante pesquisa e renovação e isso era o que eu desejava. Uma história que jamais estará pronta e sempre em constante evolução”, observa Torres.
Sinopse
Trata-se de mais uma história de amor. Uma narrativa que une o sertão ao mar. Um homem recebe visitas em sua casa enquanto a mulher dele, chamada Ella, pede sua mão insistentemente no quarto. A história deste casal revela as personagens de toda a família, seus amores, tristezas e sonhos.
O espetáculo estreou na capital paulistana em 01 de julho de 2017 e até hoje passou por 28 cidades brasileiras, além de Assuncion, no Paraguai. Em cartaz em São Paulo atualmente, cumprindo sua quinta temporada na Sala Orquidário do Café Pimenta Romã, o solo, em abril, irá para o Parque das Ruinas, no Rio de Janeiro e seguirá para os EUA em maio e depois para Portugal. (Carta Campinas com informações de divulgação)
‘ME DA Á TUA MÃO’
– um solo de CLÓVYS TORRES desconstruído por AMIR HADDAD –
Texto – Clóvys Torres
Desconstrução – Amir Haddad
Orientação corporal – ROSANA BAPTISTELA
Figurinos – ZENILDA SAMPAIO TORRES
Fotos e vídeos – LUIZ PAULIN
Trabalho vocal – DIGUE LIMA
Desenho de luz – CARLOS HENRIQUE PESSOA
Produção VAL PIRES
Espetáculo Me Dá a Tua Mão
Dias 23 e 24 de fevereiro
Sábao, às 21h e dom, às 19h
Ingressos R$ 40,00 e R$ 20,00
Ingressos na bilheteria do teatro ou pelo sitewww.clubedoingresso.com
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP, 13035-320
Capacidade: Teatro 760 lugares
Aberto ao público: De 3ª a domingo, das 16:00h às 21:00h (bilheteria)