Pelo sétimo ano consecutivo, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, realiza no mês de Janeiro uma programação especial dedicada aos melhores filmes exibidos nos cinemas brasileiros no ano anterior. A novidade para 2019 é a paridade de gênero como um dos critérios na seleção dos filmes: 50% dos filmes selecionados são dirigidos por homens e os outros 50% por mulheres.
Segue abaixo a programação completa com datas, horários e sinopses dos filmes. A seleção dos filmes é de Ricardo Pereira e Gustavo Sousa.
O ciclo “Melhores do Ano no MIS Campinas” prossegue no mês de Fevereiro apenas com filmes nacionais cujos títulos serão divulgados na segunda metade de Janeiro.
Sexta, 4 de Janeiro, 20h
FELIZ COMO LÁZARO
Direção de Alice Rohrwacher
Neste leitura livre da história bíblica, Lazzaro (Adriano Tardiolo) é um garoto pobre e pouco inteligente, mas extremamente bondoso. Ele é explorado pelos familiares, fazendo trabalhos forçados diariamente, além de colaborar com a marquesa, proprietária das terras onde vivem. No entanto, após uma tragédia, Lazzaro retorna à vida no século XXI. Ele não compreende mais a lógica deste mundo, mas pretende reencontrar a sua família e viver como antigamente. Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2018. Itália, 2018. Colorido, 127 min. Classificação indicativa: 12 anos
Sábado, 5 de Janeiro, 20h
THE SQUARE – A ARTE DA DISCÓRDIA
Direção de Ruben Östlund
Ganhadora da Palma de Ouro em Cannes 2017 e na lista dos concorrentes ao Oscar de filme estrangeiro 2018, a produção sueca traça um retrato ácido da Europa contemporânea a partir da história de um respeitado curador de um museu de Estocolmo (Claes Bang) envolvido em dilemas éticos. Suécia, 2017. Colorido, 142 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Quinta, 10 de Janeiro, 20h
COLO
Direção de Teresa Villaverde
Diante da crise financeira de Portugal e das políticas de austeridade, uma família começa a se dissolver. A mãe tem vários empregos para manter a casa, o pai está desempregado e deprimido, e a filha de 17 anos não consegue se conectar com eles. Indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme do Festival de Berlim 2017. Portugal, 2017. Colorido, 136 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Sexta, 11 de Janeiro, 20h
EM PEDAÇOS
Direção de Fatih Akin
Premiada em Cannes por esse trabalho, Diane Kruger interpreta Katja, uma alemã que perde o marido e o filho num atentado neonazista em Berlim. A partir da tragédia, ela investe todas as suas energias no esclarecimento do crime, tornando-se também alvo de exposição de sua vida. Vencedor do Globo de Ouro 2018 de Melhor Filme Estrangeiro. Alemanha, 2017. Colorido, 106 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Sábado, 12 de Janeiro, 20h
VOCÊ NUNCA ESTEVE REALMENTE AQUI
Direção de Lynne Ramsay
Ganhador dos prêmios de roteiro para Lynne Ramsay e ator, para Joaquin Phoenix, no Festival de Cannes 2017, o filme tem como protagonista um ex-veterano de guerra contratado para encontrar uma garota desaparecida. Inglaterra, 2017. Colorido, 98 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Quinta, 17 de Janeiro, 20h
ZAMA
Direção de Lucrecia Martel
A diretora argentina Lucrecia Martel adapta o romance homônimo de seu conterrâneo Antonio di Benedetto, protagonizado por um oficial da coroa espanhola que vem para a América do Sul no período colonial em busca de riqueza. Com Daniel Giménez Cacho, Lola Dueñas e Matheus Nachtergaele. Vencedor do Prêmio Coral de Melhor Direção no Festival de Havana 2017. Argentina/Holanda, 2017. Colorido, 120 min. Classificação indicativa: 14 anos.
Sexta, 18 de Janeiro, 20h
VISAGES, VILLAGES
Direção de Agnes Varda e JR
Vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Cannes 2017 e indicado ao Oscar da categoria em 2018, o filme dirigido por Agnès Varda e JR percorre diversas cidades pela França, entrevistando personagens diversos – que são fotografados por JR e suas imagens transformadas em painéis que decoram casas, fábricas e vagões de trem. França, 2017. Colorido, 89 min. Classificação indicativa: Livre.
Sábado, 19 de Janeiro, 20h
ROMA
Direção de Alfonso Cuáron
No grande vencedor do Festival de Veneza de 2018, o mexicano Alfonso Curarón resgata memórias de sua infância no bairro de Roma, na Cidade do México, no começo dos anos de 1970, sob o ponto de vista de uma das empregadas da casa, Cleo. México, 2018. Colorido, 135 min. Classificação indicativa: 10 anos.
Quinta, 24 de Janeiro, 20h
ENTRE-LAÇOS
Direção de Naoko Ogigami
Exibido no Festival de Berlim, de onde saiu com o Prêmio Teddy, voltado para filmes com a temática LGBT, esse drama japonês tem ao centro uma garota de 11 anos que é abandonada pela mãe, e vai morar com o tio e sua namorada transexual. Japão, 2017. Colorido, 127 min. Classificação indicativa: 12 anos.
Sexta, 25 de Janeiro, 20h
CUSTÓDIA
Direção de Xavier Legrand
Ganhador do prêmio de direção no Festival de Veneza e da crítica, na Mostra SP, drama francês tem ao centro uma mulher que tenta proteger o filho do ex-marido violento. França, 2017. Colorido, 90 min. Classificação indicativa: 14 anos.
Sábado, 26 de Janeiro, 20h
INFILTRADO NA KLAN
Direção de Spike Lee
Premiado no Festival de Cannes 2018 e baseado numa história real, o longa tem como protagonista um policial afro-americano que se infiltra na Ku Klux Klan do Colorado. No elenco, John David Washington, Adam Driver e Alec Baldwin. EUA, 2018. Colorido, 135 min. Classificação indicativa: 14 anos.
Quinta, 31 de Janeiro, 20h
EM CHAMAS
Direção de Lee Chang-dong
Jongsu acabou seus estudos mas está desempregado, vivendo de bicos. Quando seu pai se envolve com problemas com a lei, ele é obrigado a voltar para tomar conta de seu sítio. Neste momento, ele retoma contato com Haemi, moça que conheceu quando criança, e seu namorado, Ben, um jovem rico e misterioso que exerce uma atração sinistra sobre todos à sua volta. Vencedor do Prêmio de Direção no Festival de Cannes 2018. Coreia do Sul, 2018. Colorido, 148 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Todas as sessões no MIS CAMPINAS são gratuitas.
Por determinação da coordenação do MIS, a lotação máxima da Sala Imagens de Um Sonho é de 70 lugares. Uma hora antes de cada sessão os ingressos já podem ser retirados na portaria do MIS. Máximo de dois ingressos por pessoa. Serão disponibilizados 70 ingressos para o público. Não será permitida a entrada na sala de quem não estiver com o seu ingresso. Devido ao horário de verão as sessões durante o mês de Janeiro serão às 20 horas.
Recomenda-se ao público vestir roupas leves. Todas as sessões no MIS são seguidas de debates sobre o filme exibido, o público está convidado a participar.
O MIS CAMPINAS não possui estacionamento próprio e fica no Palácio dos Azulejos, na Rua Regente Feijó, 859, no Centro de Campinas.
O telefone é (19) 3733-8800.
(Carta Campinas com informações de divulgação)