O promotor de Justiça de Minas Gerais, Guilherme Meneghin (foto), concedeu uma entrevista para o Jornal da Record News, em maio de 2018, sobre o caso do rompimento da barragem em Mariana, onde atuou no caso. A barragem que se rompeu em Brumadinho é do mesmo tipo da barragem de Mariana.
Segundo Meneghin, em Minas Gerais há mais de 300 barragens desse tipo, chamada de ‘barragem de alteamento a montante’, que é a mais barada e a mais arriscada. “Você usa o próprio rejeito e vai aumentando a barragem, o risco disso se romprer é muito grande. Em alguns países, esse tipo de barragem é proibida. No Brasil ainda é permitido”, afirmou.
Para ele, o rompimento de Mariana foi uma dos maiores violações de Direitos Humanos da história recente do país. “E o poder político não fez nenhuma lei para impedir esse tipo de barregem”, afirmou.
Veja vídeo:
E aos 12 minutos no You Tube abaixo:
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…
(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…
(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…