O Museu da Imagem e do Som de Campinas exibe no próximo dia 6 de dezembro, às 19h, curtas-metragens produzidos pelos alunos do curso de Midialogia da Unicamp. A seleção reúne seis curtas de variados gêneros e temáticas dentro da ficção e documentário, como suspense e até mesmo um episódio piloto de uma série de TV.
“Eu nunca tinha desempenhado a função de produtora antes, assim como o restante dos integrantes do grupo nunca tinham desempenhado a função que escolheram. É importante colocar em prática o que aprendemos em sala de aula, não aprendemos como fazer um filme sem nunca ter feito um”, explica Tainá Monteiro, estudante do 8º semestre e produtora do documentário Noroeste 105.9, sobre a relação das pessoas que participam da construção de uma rádio comunitária, localizada na Vila Boa Vista.
Além dos estudantes matriculados em Projeto de Cinema, as produções também contaram com a participação de alunos de outros semestres e até mesmo outros cursos do Instituto de Artes, como na composição de trilha sonora pelo pessoal da Música. Os filmes também têm a possibilidade de circular para além do meio acadêmico, podendo participar de festivais, mostras, exibições em TVs, comunidades, entre outros espaços.
O coordenador do curso, Noel dos Santos Carvalho, que ministrou as disciplinas de Projeto de Cinema, considera que essa proposta contribui para “qualificar os alunos, do ponto de vista cultural, estético, crítico e técnico, para atuar como lideranças no mercado e na sociedade, no seu campo de trabalho.”
A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Exibição de curtas-metragens: Projeto de Cinema I e II
Quando: quinta, 6 de dezembro, às 19h
Onde: Museu da Imagem e do Som (Rua Regente Feijó, 859 – Centro)
Entrada gratuita