O candidato à Presidência da República pelo PSOL, Guilherme Boulos, em entrevista exclusiva para à Plataforma Carta Campinas, afirmou que Bolsonaro é a expressão de um fenômeno político, que é a antipolítica sendo canalizada pela extrema-direita.
“Nos estamos em uma crise de representação profunda. E essa descrença, essa insatisfação com o sistema político não é de direita necessariamente. Em São Paulo, a antipolítica gerou o João Dória (PSDB). Temos a antipolítica de toga ganhando força aqui no Brasil. E você tem também a antipolítica de farda, que o Bolsonaro representa”, afirma.
Mas ele ressaltou que não se pode confundir os eleitores de Bolsonaro com o Bolsonaro. “Ele é fascista, mas seus eleitores não necessariamente são”, diz. Boulos afirma que o grosso do eleitorado do Bolsonaro não é um eleitorado de extrema-direita. “É um eleitorado que está órfão da política. O melhor lugar para dialogar com ele é de crítica a esse sistema político”, afirma.
Guilherme Boulos esteve em Campinas em Campanha e participou de uma sabatina sobre Ciência e Tecnologia no Auditório da ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp), promovida pelo Movimento pela Ciência Tecnologia Pública (MCTP)
Veja mais duas partes desta entrevista:
Parte 1
Brasil precisa fortalecer a universidade pública para não ser ‘fazenda da China’, diz Boulos
Parte 2
Democracia brasileira precisa de mais participação da população, diz Guilherme Boulos
(imagem - chatgpt e govsp) As explosões dos trens das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade,…
O concerto “Armoriando”, com a violinista Ana de Oliveira e o violonista e compositor Sérgio…
As conselheiras Tereza Araújo e Juliana Freitas durante reunião do CMMA de Valinhos/SP, no dia…
(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…
Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…
(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…