As Temporadas Teatrais da Sala dos Toninhos acontecem todos os meses. No mês de julho, o espaço apresenta a sua Temporada de Férias voltada ao público infantil e juvenil. O clima e a atmosfera reinante na Estação dão a tônica do passeio nesse oásis urbano que é o monumento ferroviário. Haverá também pipoca com caramelos.
A Rede Usina Geradora de Cultura, uma rede formada por grupos de teatro, comunicadores independentes, cultura LGBT, entre outros, faz a gestão da Sala dos Toninhos, um espaço já consagrado na cidade por promover, desde 2014, temporadas teatrais, dança, palestras, workshop, atividades de formação e encontros da cultura popular.
A cultura da infância também é combustível para as ações de cultura comunitária que a Rede propõe e tem como conceito fundamental. Em 2015, após a estruturação da Sala dos Toninhos, a Rede Usina realizou a reforma de um vagão estacionado na plataforma da estação, transformando-o num espaço dedicado ao teatro de bonecos, o mamulengo brasileiro. Dois encontros nacionais de teatro de bonecos foram realizados alí, em 2015 e 2016. Grupos e pesquisadores desta prática vieram de quatro estados do país, além da Argentina. Estas duas edições da Mostra Nacional de Teatro de Bonecos aconteceram dentro de um evento maior: Infância Cultura Viva Comunitária, uma grande celebração no dia das crianças.
A Temporada acontece do dia 24 ao dia 29 de julho. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência e cobrados no chapéu (contribuição espontânea). (Carta Campinas com informações de divulgação)
Programação
24/07 (3ª feira): As Aventuras do Vaqueiro Benedito (Grupo Mamulengo Vagamundo)
25/07 (4ª feira): Cabaret los maletas de la cima (Cia Cirko Volonte)
26/07 (5ª feira): Caravana Roliday (Cia Tomara que Não Chova)
27/07 (6ª feira): Rio Que Passa Lá (Grupo Último Tipo)
28/07 (sábado): Circo Miudinho, o incrível circo de pulgas do senhor Bherola (Teatro do Marupá Encantado)
29/07 (domingo): Custelinha Circo Show (Palhaço Custelinha)
Temporada de Férias na Sala dos Toninhos/Estação Cultura
De 24 a 29 de julho, sempre às 17h