Por uma das estradas mais movimentadas do país, a Rodovia D. Pedro I, bem no trecho urbano de Campinas, onde há em alguns locais 8 faixas para veículos, estava praticamente vazia e sem caminhões. Postos de combustíveis fechados e sem combustível. Isso não é greve de caminhoneiros, é locaute de empresas de transporte. Aliás, além dos acidentes constantes e alto custo, o modal caminhões tinha tudo para entrar em colapso. Veja postagem de Marília Moschkovich.
A socióloga e escritora Marília Moschkovich postou diversas informações no Twitter sobre a verdadeira natureza da “greve” dos caminhoneiros. A pesquisadora defende, na verdade, que trata-se de um locaute, paralisação de empregados comandada pelas organizações patronais da categoria.
“A greve de caminhoneiros NÃO É em prol do seu bolso, gente. É um factoide político sendo criado diante de nossos olhos e nós certamente não seremos os beneficiados. Explico e dou fatos p/ quem quiser, aqui. THREAD:
1) Em 2013 teve também uma “greve” de caminhoneiros – a gente chama de LOCAUTE quando é um monte de trabalhador parando para beneficiar os empregadores/patrões, e não de greve, ok? Pois é bem por aí a história.
2) Na época, eu me dei ao trabalho de fazer uma breve investigaçãozinha sobre quem era, afinal o tal Movimento União Brasil Caminhoneiro. Descobri um MONTE de mutretas ligadas ao “líder” Nélio Botelho.
3) Pois qual não é minha surpresa #sqn ao ver nos noticiários o mesmo Nélio Botelho, do mesmo Movimento União Brasil Caminhoneiro, falando as principais reivindicações dos caminhoneiros:
4) A primeira é que a regulamentação com obrigatoriedade de descanso seria ruim (oi? para quem descansa ou para quem vai ter que pagar o descanso do outro?), pois NÃO HÁ ESTRUTURA PARA ISSO.
5) Como acabei de mostrar pra vocês nos prints e no meu post de Facebook, o cara está com a construção de uma área de descanso embargada, por problemas com o Estado já que a área é DOAÇÃO DE ÁREA PÚBLICA para isso (licitação? concurso? oi?)
6) Então alguém se surpreenderia se deste locaute o bonito saísse com acordo para fazer uma rede de áreas de descanso no modelo da primeira que teve a construção embargada (em áreas públicas sem licitação, claro, como na época da ditadura)? Eu não. Mas tem mais.
7) A segunda reivindicação do Movimento União Brasil Caminhoneiro está sim ligada ao preço do combustível. Mas não o que vai para o seu bolso, a gasolina do seu carro, etc. Nananinanão. Tampouco querem que o preço volte a ser controlado pelo Estado, de forma nenhuma.
8) A reivindicação ligada ao preço do combustível é a de que… O governo federal subsidie o custo do Diesel para ficar mais barato – mais barato para quem? Quem paga o custo desse Diesel? Caminhão não é carro de passeio, caras. O custo do Diesel é das grandes empresas pô.
9) Se a gente entende que o combustível aumentou porque Temer MUDOU O MODELO DE PRECIFICAÇÃO DESTA COMMODITY, tirando a regulamentação estatal; se a gente lembra que logo na época do impeachment a questão de permitir petrolíferas gringas estava em pauta (e foi aprovada)…
10) e se a gente lembra que tem todo um pedaço da Lava-Jato que é justamente ligado à Petrobras… Não é muito difícil entender que o que eles querem e o preço sem regulamentação estatal, mas ao mesmo tempo que DINHEIRO PÚBLICO cubra os gastos das grandes empresas c/ combustivel
12) Como eu disse em 2013, “Se fosse um protesto de autônomos, por que não exigir o aumento proporcional no valor do frete, em vez de redução de custo (diesel e pedágio)?”
13) Se fosse um protesto por melhorias nas condições de trabalho, por que não exigir então LEIS TRABALHISTAS responsabilizando as empresas que contratam os serviços? Colocando o custo do descanso para elas, etc.?
14) Se fosse um protesto para redução de preço de combustível, por que não exigir o retorno ao modelo anterior de regulamentação do preço, e o banimento das petroleiras estrangeiras?
15) Por isso, gente: locaute. Tem nada de “greve” nisso aí não. O desabastecimento é pra causar um factoide político e todo mundo achar lindo e justo quando o governo anunciar que vai subsidiar o diesel e deixar a cooperativa construir seus parques de descanso. ACORDEM
16) Ah, acrescentando mais uma informação fresquinha: os petroleiros estão APOIANDO os caminhoneiros em seu LOCAUTE. sim.
17) adicionando agora pois: há outras entidades e uma variedade doida de pautas nesse locaute-greve de caminhoneiros, inclusive deve ter várias pessoas não-organizadas indo “na onda” do que quer que lhes pareça interessante, enfim, 2018 is the new 2013. (Informações da socióloga do Do DCM)
O moça, paremos pra analisar que nao tem muito nexo o que diz sua reportagem!! Primeiro que o que esta sendo reivindicado é redução de preço pra diesel e gasolina, tanto que a Petrobras anunciou uma redução irrisória que mais pareceu piada de mau gosto!
Segundo, vale lembrar que máquinas agricolas, aquelas utilizadas para plantar e a comida que vai pra nossa mesa, também usam diesel!
Repassar os custos do óleo diesel para o frete encareceria ainda mais o produto final pra todos nós!! Aahh…. ainda vale lembrar que estão também reivindicando redução do preço das tarifas de pedágio, que é um assalto que sofremos e ficamos calados!
Me perdoe, mas reportagem que não agrega em nada
Ótimo texto, mas faltou falar que nenhum grevista apanhou da polícia. É engraçado, nenhum desbloqueio da polícia. Não, a polícia parou porque faltou gasolina kkkk. É muito idiotice. Esqueceram de falar do direito de ir e vir de repente. Afinal, as empresas é que estão fazendo essa greve para que o povo pague com redução de imposto e elas lucrem mais.
Nunca li tanta besteira em uma única ‘reportagem’, se assim puder ser chamado esse texto.
Primeiro, sinto que você não tenha propriedade alguma para falar de um assunto no qual não tenha nem noção do que se passa.
Existem sim muitas empresas de transporte, porém a maior parte da frota rodoviária do Brasil é constituída de autônomos, ou seja, sem vínculo com qualquer empresa.
Mas vamos ignorar esse fato e seguir com a ideia de que as empresas estão por trás disso. Leia os noticiários e veja o tamanho do prejuízo que todos os seguimentos empresarias estão tendo com a paralisação. Aonde está o fundamento de que os empresários estão por trás disso? Os prejuízos são milionários se comparado à possível redução que possa a vir ser realizada no preço do óleo diesel.
Você fala que o custo do óleo diesel é das grandes empresas e que caminhão não é ‘carro de passeio’. Desde o ‘carro de passeio’, depende do diesel para ser transportado até a concessionária. A gasolina ou etanol que é combustível de ‘carro de passeio’, é transportada até o posto de combustível com a utilização do diesel.
Entenda, o custo de quase tudo que você come, usa ou consome está diretamente ligada a oscilação do valor do diesel. Tudo depende de transporte. Depende do diesel.
Vamos mais a fundo. Porque será que o ‘acordo’ que o governo fez ontem com alguns ‘líderes’ do movimento não funcionou? Simples, porque não há liderança por trás do que está acontecendo. Diferente do que acontece com – mais um exemplo – MST, não há lideres para negociação ou para o governo ‘comprar’.
Espero que o povo realmente veja o quão dependente são do transporte rodoviário e que se conscientizem. Que se a Petrobras está com problemas no fechamento de suas contas, nos todos também passamos por isso e mesmo assim não obrigamos ninguém a pagar nossas contas.
menos de 25% é particular, nao sabe não escreve. ….
Começou Lockout mas eles perderam o controle da greve !
O cenário é muito complexo e há sim muitos caminhoneiros autônomos reivindicando.
Enquanto a Petrobrás for animistas como uma empresa privada por Pedro Parente, privilegiando os acionistas e não o povo, vamos continuar pagando esse absurdo pelo combustível!
Hoje você vai na bomba pagar TRIBUTO, pois mais de 60% do valor pago é tributo !
FORA TEMER E SUA CORJA !