Ceumar canta canções do CD ‘Silencia’ marcadas pela dinâmica entre som e silêncio

Na próxima quinta-feira, 10, às 20h30, a cantora e compositora Ceumar apresenta o show do CD “Silencia” no Teatro do Sesc Campinas.

Ceumar mostra canções marcadas pela dinâmica entre som e silêncio, delicadezas, movimentos sutis, com uma sonoridade ao mesmo tempo lírica e popular. Também estarão presentes no repertório algumas canções conhecidas dos fãs, que fazem parte dos primeiros álbuns de Ceumar, como por exemplo: “Dindinha”, “O seu olhar”, “Avesso” e “Achou!

O álbum “Silencia” é fruto da parceria musical entre Ceumar com o violoncelista francês Vincent Ségal, profundo conhecedor da música brasileira. Ségal, que já tocou com Naná Vasconcelos a quem considera um mestre, deu um toque universal às composições. Ao longo das 13 faixas que integram o disco, Ceumar reflete um momento marcante em sua carreira, por conta desses cinco anos vivendo fora do país. Esse distanciamento foi importante para que a sonoridade de “Silencia” abraçasse não apenas a música brasileira, mas fizesse uma viagem por algumas influências adquiridas por Ceumar, aproximando seu estilo ao folk e à world music e abordasse o Brasil de uma maneira diferente.

Nas letras, “Silencia” apresenta vários poetas em parceria com Ceumar, com destaque para Gildes Bezerra, Sérgio Pererê, Nando Távora, Kleber Albuquerque, Tata Fernandes e Déa Trancoso. O curioso foi que, por conta da distância entre Ceumar e seus parceiros brasileiros, as ferramentas virtuais como Facebook e Skype foram fundamentais para algumas composições. “O álbum traz um fator fundamental: são músicas que eu gosto de cantar, mas quero também trazer instantes de silêncio e contemplação, que é uma busca pessoal nestes tempos”, ressalta Ceumar.

Tendo como base o violão de Ceumar e o violoncelo de Vincent Ségal, os arranjos foram criados como uma aquarela: pincelados suavemente. As canções reúnem diversos estilos, mesclando uma sonoridade quase lírica a um repertório bastante popular. Desta maneira, o ouvinte poderá encontrar desde xotes e marchinhas até sambas, cocos e chulas. Entre os instrumentos presentes no álbum, destacam-se o uso expressivo de cordas com baixo acústico, bandolim, viola caipira e o cello de Ségal, presente em quase todas as canções. Completando a musicalidade do disco, há ainda a presença de clarinetes e de uma seção de percussão sutil, mas expressiva. No estúdio, a cantora contou com músicos velhos conhecidos como Webster Santos, Ari Colares, Swami Júnior, Zezinho Pitoco, Olívio Filho, Ivan Vilela e Ricardo Mosca.

Com Ceumar, voz e violão náilon; Webster Santos, bandolim, cavaquinho, violão de aço e viola caipira e Daniel Coelho, baixo acústico.

Os ingressos variam de R$ 5 a R$ 17 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

15 hours ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

16 hours ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

20 hours ago

Banda campineira Forróbaile lança o primeiro álbum em show gratuito na Sala dos Toninhos

(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…

1 day ago

Experiência imersiva leva a uma viagem histórica e cultural pela Grande Muralha da China

(foto tati ferro - divulgação) A história, a cultura e as transformações da China ao…

1 day ago

Mendonça precisa mostrar 37 notas emitidas em 3 dias próximos ao encontro secreto com Vorcaro

(imagem reprodução) O ministro André Mendonça, do STF, precisa explicar e mostrar as 37 notas…

2 days ago