Na próxima quinta-feira, 10, às 20h30, a cantora e compositora Ceumar apresenta o show do CD “Silencia” no Teatro do Sesc Campinas.
Ceumar mostra canções marcadas pela dinâmica entre som e silêncio, delicadezas, movimentos sutis, com uma sonoridade ao mesmo tempo lírica e popular. Também estarão presentes no repertório algumas canções conhecidas dos fãs, que fazem parte dos primeiros álbuns de Ceumar, como por exemplo: “Dindinha”, “O seu olhar”, “Avesso” e “Achou!
O álbum “Silencia” é fruto da parceria musical entre Ceumar com o violoncelista francês Vincent Ségal, profundo conhecedor da música brasileira. Ségal, que já tocou com Naná Vasconcelos a quem considera um mestre, deu um toque universal às composições. Ao longo das 13 faixas que integram o disco, Ceumar reflete um momento marcante em sua carreira, por conta desses cinco anos vivendo fora do país. Esse distanciamento foi importante para que a sonoridade de “Silencia” abraçasse não apenas a música brasileira, mas fizesse uma viagem por algumas influências adquiridas por Ceumar, aproximando seu estilo ao folk e à world music e abordasse o Brasil de uma maneira diferente.
Nas letras, “Silencia” apresenta vários poetas em parceria com Ceumar, com destaque para Gildes Bezerra, Sérgio Pererê, Nando Távora, Kleber Albuquerque, Tata Fernandes e Déa Trancoso. O curioso foi que, por conta da distância entre Ceumar e seus parceiros brasileiros, as ferramentas virtuais como Facebook e Skype foram fundamentais para algumas composições. “O álbum traz um fator fundamental: são músicas que eu gosto de cantar, mas quero também trazer instantes de silêncio e contemplação, que é uma busca pessoal nestes tempos”, ressalta Ceumar.
Tendo como base o violão de Ceumar e o violoncelo de Vincent Ségal, os arranjos foram criados como uma aquarela: pincelados suavemente. As canções reúnem diversos estilos, mesclando uma sonoridade quase lírica a um repertório bastante popular. Desta maneira, o ouvinte poderá encontrar desde xotes e marchinhas até sambas, cocos e chulas. Entre os instrumentos presentes no álbum, destacam-se o uso expressivo de cordas com baixo acústico, bandolim, viola caipira e o cello de Ségal, presente em quase todas as canções. Completando a musicalidade do disco, há ainda a presença de clarinetes e de uma seção de percussão sutil, mas expressiva. No estúdio, a cantora contou com músicos velhos conhecidos como Webster Santos, Ari Colares, Swami Júnior, Zezinho Pitoco, Olívio Filho, Ivan Vilela e Ricardo Mosca.
Com Ceumar, voz e violão náilon; Webster Santos, bandolim, cavaquinho, violão de aço e viola caipira e Daniel Coelho, baixo acústico.
Os ingressos variam de R$ 5 a R$ 17 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




