Capitalismo sem controle e incentivo à indústria que promove a poluição, além da falta de acesso à tecnologias mais modernas para parte da população faz com que quase todos os habitantes do planeta estejam respirando ar poluído. A poluição de microplásticos já contamina animais marinhos e de água doce.
Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez pessoas em todo o mundo respiram ar poluído. Os níveis de poluição no ar, segundo a entidade, permanecem perigosamente altos em diversas partes do mundo. Isso sem contar a poluição da água que se bebe no planeta. A poluição química já chegou aos lugares mais profundos dos oceanos.
Estimativas da OMS indicam que 7 milhões de pessoas morrem todos os anos em razão da exposição a partículas presentes no ar poluído e que comprometem pulmões e sistema cardiovascular, provocando doenças como derrame, câncer de pulmão e infecções respiratórias.
“A poluição do ar ameaça todos nós, mas as pessoas mais pobres e marginalizadas suportam o fardo mais pesado”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “É inaceitável que mais de 3 bilhões de pessoas – a maioria mulheres e crianças – ainda respirem fumaça mortal causada pelo uso de fogões e combustíveis poluidores em suas casas”, completou.
De acordo com a entidade, cerca de 3 bilhões de pessoas – mais de 40% da população global – ainda não têm acesso a combustíveis limpos e tecnologias que mantenham o ar puro dentro de suas próprias casas.
“Se não tomarmos medidas urgentes, nunca chegaremos perto de alcançar o desenvolvimento sustentável”, concluiu o diretor-geral da OMS. (Agência Brasil / Carta Campinas)
Veja mais:
50% do agrotóxico de pulverização aérea contamina o solo e a água diretamente
Super-ricos em 1.700 jatos chegam a Davos para discutir poluição e pobreza
No Brasil dos juízes com salário milionário, metade da população não tem saneamento básico