Neste sábado e domingo, dias 7 e 8, acontece no Centro de Arte Flamenca e na Praça do Coco, em Barão Geraldo, a “Feria de Abril”, evento que celebra a cultura espanhola reunindo oficinas de dança e música flamenca, apresentações de grupos e artistas convidados e food trucks com comidas típicas.

No sábado, das 10h às 12h e das 14h às 18h, no Centro de Arte Flamenca, a programação conta com um curso básico e inter/avançado de flamenco, com maestros da cidade, artistas convidados e o maestro Miguel Alonso. Os artistas compartilharão suas experiências e vivência flamenca com conversas e demonstrações. No final, será feito um baile e uma “juerga”, festa parecida com uma roda de samba. O espaço terá ainda stands com exposição de roupas, sapatos e acessórios flamencos. Para participar dos cursos e das conversas, é necessário comprar o convite por meio do site. As vagas são limitadas.

O domingo, com entrada gratuita, terá apresentações de grupos e artistas que prometem fazer uma verdadeira festa flamenca na Praça do Coco, em Barão Geraldo, das 14h às 19h. As comidas e bebidas típicas da Espanha ficam por conta dos food trucks espalhados pela praça.

A ideia da “feria” surgiu em 1846 em Sevilha, na Espanha, e era para ser uma feira anual de três dias com objetivo de comercializar gado. Após a aprovação dessa ideia pela Rainha Isabel II, aconteceu a primeira “Feria de Sevilla”, que foi no dia 18 de abril de 1847 e teve um público de 25 mil visitantes. Com os anos, a feira se converteu em uma das festas mais relevantes da cidade espanhola e mudou seu caráter mercantil para uma festa social. (Carta Campinas com informações de divulgação)

07/04 – Sábado
Curso Básico e Inter/avançado de flamenco
Horário: Das 10h às 12h e das 14h às 18h
Onde: Centro de Arte Flamenca – Rua Barão de Paranapanema, 401 – Bosque.
Comprar curso e mais informações: www.feriadeabrilcampinas.wordpress.com

08/04 – Domingo
Festa Flamenca, com apresentações artísticas e food trucks
Entrada gratuita
Horário: das 14h às 19h
Onde: Praça do Coco – Rua José Martins, 738 – Barão Geraldo