Eleito pela população chilena, Piñera substitui a mandatária Michelle Bachelet, que é do partido socialista, agremiação de esquerda do Chile.
Se Sebastián Piñera completar o mandato de 4 anos, o Chile terá completado mais de três décadas de democracia e eleições.
Diferente do Brasil, que sofreu um golpe parlamentar com omissão do Poder Judiciário, o Chile está há 28 anos sem golpe em uma sequência de 7 presidentes eleitos pela população. O último golpista a exercer o poder foi justamente o ditador de extrema-direita Augusto Pinochet, que saiu em 1990.
Já países como Honduras, Paraguai e Brasil sofreram golpes parlamentares com decisiva participação do Poder Judiciário para consolidar o golpe na Democracia. A divulgação ilegal dos áudios da ex-presidente Dilma Rousseff e a omissão do STF sobre o crime de responsabilidade foram decisivos para o sucesso do golpe de 2016.
Nos últimos anos tem havido um revesamento do poder entre esquerda e direita. Piñera, de 68 anos, volta à chefia do governo depois de ter presidido o país de 2010 a 2014, na ocasião marcando o primeiro triunfo de um candidato conservador depois de 20 anos de governos de centro e também de centro-esquerda. Na época ele também sucedeu ao governo da socialista Michelle Bachelet em seu primeiro mandato.
Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…
(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…
(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…
(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…