O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou hoje (5) contra o último recurso protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, para rever a condenação a 12 anos e um mês na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP). Além de pedir a rejeição do recurso, o MPF pediu a prisão de Lula após o julgamento para cumprimento da pena.
Um trecho da manifestação citado pela Agência Brasil, no entanto, é um reconhecimento textual do Ministério Público Federal de Curitiba de que o apartamento não pertence ao ex-presidente Lula e nem foi transferido para ele. Veja o trecho: “O acórdão entende haver provas suficientes de que a unidade tríplex do Condomínio Solaris estava destinada a Luiz Inácio Lula da Silva como vantagem, apesar de não formalmente transferida porque sobreveio a Operação Lava-Jato e a prisão de empreiteiros envolvidos, dentre eles, José Adelmário Pinheiro Filho [conhecido como Leo Pinheiro, ex-executivo da OAS]”, sustenta o MPF na página 24 das considerações. Veja link do texto inacreditável.
Ou seja, segundo o MPF o ex-presidente Lula deve ser condenado a 12 anos porque haveria um futuro provável crime, mas não houve como o próprio texto reconhece. Lula parece ter sido condenado por uma suposição, já que a unidade do triplex “estava destinada”.
No parecer, o procurador responsável pelo caso se manifestou a favor da defesa de Lula apenas para dar parcial provimento aos embargos de declaração e corrigir somente alguns termos do acórdão, a sentença do colegiado, proferido em janeiro. Apesar de pedir a correção das palavras Grupo OAS, empresa OAS Empreendimentos e funcionamento ou não do Instituto Lula, a procuradoria entende que as correções não alteram a essência da condenação.
No dia 24 de janeiro, o TRF4 confirmou a condenação de Lula na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP) e aumentou a pena do ex-presidente para 12 anos e um mês de prisão. Na decisão, seguindo entendimento do STF, os desembargadores entenderam que a execução da pena do ex-presidente deve ocorrer após o esgotamento dos recursos pela segunda instância da Justiça Federal.
Com o placar de três votos em uníssono, cabem somente os chamados embargos de declaração, tipo de recurso que não tem o poder de reformar a decisão, e, dessa forma, se os embargos forem rejeitados, Lula poderia ser preso. A previsão é de que o recurso seja julgado até o final de abril.
Em nota, a defesa de Lula afirmou que a manifestação do MPF não conseguiu rebater as “inúmeras contradições” da condenação. Segundo os advogados, as inúmeras omissões devem ser corrigidas para absolver o ex-presidente.
“O MPF tenta ainda corrigir extemporaneamente o fato de o TRF4 haver determinado de ofício – sem pedido dos procuradores – a antecipação do cumprimento da pena, o que é ilegal”, diz a nota. (Carta Campinas/Agência Brasil)
Toda a sociedade já sabe que a justiça brasileira é composta de indivíduos fora da lei, tudo isso esta acontecendo porque estão com medo de perder seus vantajosos privilégios ora vejam bem se assumir um governo de esquerda no Brasil neste momento os salários indevidos dessa turma vem por água abaixo, ou seja juízes e desembargadores ganhado de 250 a 300 mil mensais com todos os penduricalhos que eles mesmo colocam em seus pagamentos fazem justiça a seu favor, julgam e criam leis em causa própria, um novo presidente não precisaria nem da câmara nem do senado pra cumprir a lei, bastava baixar um decreto para que fosse cumprida a Constituição, essa turma passaria a ganhar 34, mil reais por mês, estou falando do salário de um ministro do STF, juízes de 1ª instância seria na faixa de 20 a 21 mil reais por mês, esse é o maior terror do poder judiciário. Esse é um dos pontos do apoio ao golpe, sem contar com projetos tanto na câmara como no senado tem proposta para o STF, o tempo, é de 2 anos, mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer, Xeque – Mate Dona Cármen Lúcia.
Perfeito!
O MPF construiu um enredo do qual não admite mudança e elaborou um estoria na qual só o mesmo acredita. Alegam que Lula seria o dono do triplex caso a Lava-jato não existisse e se o Brasil não tivesse jogado com a Alemanha tomaria o 7X1 de qualquer jeito.
Um crime, essa nossa justiça ser chamada de justiça. Pior que conseguem convencer boa parte do povo brasileiro. Lula será preso pois o golpe assim o quer. Quem poderia fazer algo???Apenas o povo se revoltando. Como não acredito nisso, Lula será preso. Não será um Mandela pois, Lula já se encontra em idade avançada. Não resistirá a tanto tempo(claro que não). Restará aos covardes que o prendeu, a sua consciência pesada. O julgamento da história. Seus nomes nomes na lata de lixo. Entretanto, com muito dinheiro em suas contas bancárias(Para esses crápulas, a única coisa que importa), viverão a felicidade que o dinheiro e o poder lhes confere. Um dia, terão que dar conta disso. Somente eles???Com certeza não. Também aqueles que, com o ódio implantado, apoiaram o crime. .
MPF….FEDERAL DE ONDE?..PORQUE TEMOS QUE ACEITAR AS ABERRAÇÕES DE PROCURADORES CORRUPTOS? QUE JUSTIÇA É ESTA….QUE MERDA É ESTA?…..CADÊ O SUPERIOR TRIBUNAL FEDERAL PARA BARAR. ISTO? CADE MJF ;;;;CADÊ ESTE QUE SE CALAM VENDO. QUE ESTA TUDO ERRADO….PRENDENDO UM EX PRESIDENTE INOCENTE……….QUE SE FAÇA JUSTIÇA.
É inacreditável …… depois de ler tudo estou desolada sem palavras.Acredito que só uma guerra civil ,mesmo assim seríamos esmagados como o povo Sirio ,Que se viu obrigado a responder aos inúmeros atos de torturas e assassinatos de crianças por parte do governo ao de Al saad.
Só resta orar e já nem sei mais nada.