De acordo com a organização de sociedade civil mexicana Segurança, São Luís, capital do Maranhão, deixou de figurar na lista das 50 cidades mais violentas do mundo. Os dados são referentes a 2017.
A cidade, que integrava o ranking em 2016, apresentou redução de crimes no ano passado, depois de investimentos do governo do estado na área de Segurança Pública, segundo a Agência de Notícias do Maranhão. O novo cenário coloca a São Luís como o único município do Nordeste e um dos três do país a não constar na pesquisa. (Governador também tem investido em Educação e aumentando o salário dos professores.)
A organização desenvolve o estudo anualmente e leva em consideração as taxas de homicídios por 100 mil habitantes em cidades com mais de 300 mil moradores, para medir o índice de violência. O Brasil conta com 17 municípios citados no levantamento. O governador Flávio Dino (PCdoB) comentou o fato, destacando o trabalho realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).
“É mais um resultado muito positivo nas últimas semanas. Colhemos uma série de resultados bons em rankings nacionais, e agora, este estudo internacional em torno das cidades mais violentas. A capital do Maranhão saiu desta lista após os investimentos em viaturas, efetivo, inteligência policial, seriedade e firmeza na condução da segurança. O Maranhão está fora desta lista, mostrando que uma organização internacional reconhece o trabalho que estamos fazendo na segurança pública”, avalia.
Segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, os dados convergem com a pesquisa, pois apontam diminuição gradativa nos casos de homicídios nos últimos três anos. “Esta modalidade é um dos principais desafios das gestões na contenção do crime e da violência, pois o homicídio leva a outras ocorrências. As medidas e operações de impacto desenvolvidas pelo sistema de segurança, com o total apoio do Governo do Maranhão, mostram os resultados reconhecidos mundialmente”, avalia o secretário de Segurança, Jefferson Portela.
Os investimentos do governo maranhense foram decisivos para a diminuição da violência, principalmente dos homicídios. O Maranhão é o segundo estado do país que mais investiu em Segurança Pública, conforme reportagem da Folha de S.Paulo. A publicação destaca que, entre 2015 e 2017, houve ampliação de 26% nos investimentos na área, atrás apenas do Piauí.
O número de homicídios na Grande São Luís caiu 40% em 2017, na comparação com 2014. Em fevereiro deste ano, a queda foi de 60% na comparação com o mesmo mês de 2014. Durante o Carnaval, quando há maior movimentação de pessoas e aumentam as ocorrências, pelo quarto ano consecutivo o circuito oficial organizado pelo governo do estado não apresentou registros. (Da Revista Fórum)
Parabéns!
Por outro lado, os demais governos de esquerda não conseguem acertar a mão, senão vejamos:
Outras cidades brasileiras que aparecem no ranking são Fortaleza (CE), Belém (PA), Vitória da Conquista (BA), Maceió (AL), Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Recife (PE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Macapá (AP), Campos de Goycatazes (RJ), Campina Grande (PB), Teresina (PI) e Vitória (ES).
Fortaleza, em especial, é destacada no relatório por sua taxa de homicídios ter subido 85% entre 2016 e 2017 – de 44,98 para 83,48.
O crescimento da violência em cidades menores – e, sobretudo, do Norte e Nordeste brasileiros – alarma especialistas há mais de uma década. Como o Brasil não investiga seus homicídios (mais de 90% deles ficam impunes), é difícil identificar com total certeza as relações de causa e consequência no que diz respeito à violência urbana.
Marcio Coimbra,
Fiquei muito curioso com seu comentário! Li e reli e fiquei ainda mais intrigado com a quantidade de governos de esquerda que você inventou! Ou vai me dizer que você é um dos disseminadores que o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores de 1920 era de esquerda?
Um partido que consta em sua nomenclatura “trabalhista, social ou socialista” não necessariamente seu conteúdo programático e político é de ‘esquerda’. Mapeei todos os prefeitos e legendas partidárias das quais são filiados e para nenhuma surpresa minha, só achei um prefeito pertencente ao campo verdadeiro da “esquerda”, que é o prefeito de Aracajú (AL), Edvaldo Nogueira (PCdoB), já que sabia que a esquerda conquistou pouquíssimas prefeituras em 2016. Você informou que DEM, PMDB, PPS, PSB, PSD, PSDB e REDE no mesmo pacote. É por isso que sempre digo, postar qualquer coisa sem informar aumenta ainda mais a rede da desinformação.
Fortaleza (CE), Roberto Claudio (PSB)
Belém (PA), Zenaldo Coutinho (PSDB)
Vitória da Conquista (BA), Hermem Gusmão Pereira (PMDB)
Maceió (AL), Rui Palmeira (PSDB)
Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PCdoB)
Feira de Santana (BA), Mario Borges (DEM)
Recife (PE), Geraldo Julio (PSB)
Salvador (BA), ACM Neto (DEM)
João Pessoa (PB), Luciano Cartaxo (PSD)
Manaus (AM), Arthur Virgílio (PSDB)
Porto Alegre (RS), Nelson Marchesan Junior (PSDB)
Macapá (AP), Clécio Luis (REDE)
Campos de Goycatazes (RJ), Rafael Diniz (PPS)
Campina Grande (PB), Romero Rodriges (PSDB)
Teresina (PI), Firmino Filho (PSDB)
Vitória (ES), Luciano Resende (PPS)
Se deu algum trabalho, valeu a pena, Vagner Silva. É preciso desmascarar esses disseminadores de mentiras, que assim agem no intuito de desinformar ainda mais, um público já por si equivocado sobre assuntos da política nacional.
Meus cumprimentos Vagner Silva, pois você prestou um grande serviço desmascarando mais um idiota. Muito obrigado mesmo.
Mas o unico que eh de fato comunista eh o do Maranhao…
Em relação ao ultimo paragrafo o qual você mencionou: é difícil identificar com total certeza as relações de causa e consequência no que diz respeito à violência urbana: a resposta é simples: SE CHAMA MISÉRIA, DESIGUALDADE SOCIAL GRITANTE E FALTA DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM TODOS OS ASPECTOS !
Como ele tem coragem de dizer isso se até pouco tempo vimos os massacres no presídio de pedrinhas …. então seu governador veja bem essas fontes
Saudades do clã dos Sarney?
Bravo! Com a saída (esperamos definitiva) do clã que conseguiu a triste façanha em uma cinquentena de ultrapassar o vizinho Piauí na lanterna da corrida de menos desenvolvido estado do país, respira-se melhor naquele estado.
Você pode ler aqui: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43309946
Parabéns. Pelo trabalho. Estive em São Luís recente e pude gostatar esta nova realidade. Parabenizo o Governo pelo programa Viva onde se pode tirar documentos até no shoping Ilha fora do horário comercial e aos sábados e domingos. Com varios maranhenses que conversei estampava o orgulho em dizer temos a gasolina mais baixa do Brasil. Falava do investimento na segurança pública e na educação. Parabéns ao governo que a gestão continue numa melhoria contínua.
Parabéns grande governo depois de anos de oligarquias.
Parabéns Governador pela forma como vem administrando nosso estado melhoras na segurança, na Educação e saúde acho que estamos no caminho certo e a população vai valorizar o seu empenho na hora de votar.
Esse é o Maranhão, que todos queríamos ver,parabéns governador por o progresso que vem acontecendo em nosso estado, hoje tenho mais orgulho de dizer que sou Maranhense!
Quem deixou a cidade menos violenta foram as facções, que fizeram leis aqui dentro do Maranhão porque a Polícia em si está totalmente despreparada, os policiais são todos salientes não respeitam pessoas de família eles pensam que só porque moramos em bairro de classe média baixa pensam que todos nós somos bandidos, polícias que agridem homens e mulheres, não sabem diferenciar o cidadão de bem e um marginal, eles entram no bairro e ja condenam todo mundo, Polícia aqui no Maranhão não fez nadinha quem colocou ordem na cidade foi a família do bonde dos 40…
Vc acertou em cheio, camarada. Os “disciplinas” das facções sao muito efetivos no combate ao crime em Sao Luis, ou seja, sao os criminosos que estao impedindo outros criminosos de cometerem crimes. Essa é a verdade incômoda por tras desta notícia que a imprensa esta escondendo.
A imprensa não está escondendo nada. Está mostrando a tragédia que foi meio século do clã Sarney. Os disciplinas são resultado da desigualdade e falta de educação e investimento. Larga mão de só imaginar conspiração.
Foi o melhor Governador já existente no Maranhão. As ratazanas dos Sarney estão querendo retornar, para afundar novamente o estado. Fora ladrões do dinheiro público!
Parabéns Vagner Silva.
Tu matou a pau. Mandou Márcio Coimbra colocar o rabinho bem naquele lugar que ele merece.
Não é a sigla partidaria e sim a vontade de se fazer o certo e nesse quesito esse governador vem se sobre saindo muito bem!!!!