‘Urban Feral’, do Núcleo Improvisação em Contato, investiga inteligência animal

Em São Paulo – Em inglês, aquilo que não é domesticado recebe o nome de feral. Esse foi o ponto de partida da pesquisa do Núcleo Improvisação em Contato para URBAN FERAL, espetáculo que estreia no dia 2 de março, na Galeria Olido. O espetáculo, que integra o projeto Estado Avesso aprovado pelo 21º Edital de Fomento à Dança na cidade de São Paulo, tem a direção geral de Ricardo Neves, concepção e dramaturgia de Nita Little, uma das principais precursoras do contato improvisação nos EUA na década de 70.

URBAN FERAL é uma partitura encadeada de pequenas estruturas para improvisar. Resulta de um processo de pesquisa e imersão investigativa sobre a natureza da inteligência animal, nossos instintos primitivos em contraposição ao processo de domesticação e aculturação que os seres humanos vivem nos grandes centros urbanos.

“Relações de poder, opressor e oprimido, o homem e a mulher, o homem e o animal dentro de um espetáculo com um clima noir, que nos remete às décadas de 40 e 50, utilizando-se da técnica de dança fundamentada no Contato Improvisação, ferramenta de trabalho do Núcleo. Trabalhamos muito também a questão da quedas; como cair e se recuperar”, diz Ricardo Neves.

Nita Little, coreógrafa e performer norte-americana, foi a responsável pela espinha dorsal do espetáculo, que, numa parceria com Ricardo Neves, diretor da companhia, ofereceram aos intérpretes criadores elementos essenciais para a concepção da obra.

Sandra Ximenez responde pela paisagem sonora, utilizando-se da tecnologia para texturizar o sensorial numa fusão de sons eletrônicos com orgânicos. José Silveira, que responde pela ambientação cênica, climatiza o espetáculo numa ambientação quase cinematográfica. David Schumaker, artista visual dos mais renomados, assina o figurino, unindo os elementos da criação à sua forte tendência à mitologia.

O NIC – Núcleo Improvisação em Contato é um coletivo de artistas criado em 2011, interessados na pesquisa e no aprofundamento de uma vertente da dança contemporânea, o Contato Improvisação. Partindo da fisicalidade e de questões específicas que emergem dos laboratórios práticos e reflexivos, o Núcleo desenvolve ainda ações de formação e difusão como a organização de Cursos, Oficinas, Jams/Encontros abertos de improvisação, com diferentes temáticas. Sob a direção e orientação de Ricardo Neves, acumula em seu repertório diversos experimentos cênicos além de obras coreográficas, dentre as quais destacamos: “Em busca do peso perdido” e “Relation X”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

URBAN FERAL
Apresentações de 2 a 11 de março, sextas e sábados, às 20 horas, e domingos, às 19 horas, na Galeria Olido (Sala Paissandu).
Direção Geral: Ricardo Neves. Concepção e Dramaturgia: Nita Little. Núcleo Artístico: Ricardo Neves, Cristiano Karnas, Dresler Aguilera, Felipe Cirilo, Marília Persoli, OTilia Françoso e Ricardo Silva. Preparação Corporal: Ricardo Neves e Sensei Igor Koga. Designer de luz e Cenografia: José Silveira. Paisagem Sonora: Sandra Ximenez. Figurino: David Schumaker. Captação de Imagens e Vídeo maker: Silvia Carderelli-Gronau. Registro fotográfico: Fabio Minagawa. Registro em vídeo: Daniel Lins de Carvalho. Direção de Produção: Solange Borelli – Radar Cultural – Gestão e Projetos.
Duração: 50 minutos. Classificação: Livre. Ingressos: Gratuitos (retirada uma hora antes do início do espetáculo).
Galeria Olido – Avenida São João, 473. Centro. Telefone: 11 3331-8399. Capacidade Sala Paissandu – 136 lugares.

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

11 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

17 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago