‘São Paulo Refúgio’ retrata os impactos da migração forçada na sociedade atual

Na próxima quinta (1º/3), às 20h, será apresentada no Sesc Campinas a peça teatral “São Paulo Refúgio”.

O projeto é um retrato cru e atual dos impactos da migração forçada na sociedade contemporânea. Através de depoimentos concedidos por refugiados, o trauma, a violência e o preconceito são abordados em um estudo poético sobre as consequências do desterro na vida das milhares de pessoas que são obrigadas a deixarem seus lares todos os dias.

Com texto e direção de Conrado Dess; no elenco Elise Garcia, Ériko Carvalho e Conrado Dess e participação especial de Tresor Muteba.

Os ingressos, a partir de R$ 5, podem ser adquiridos no Portal do Sesc e nas bilheterias das unidades.

Hoje, de acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o Brasil abriga 8.863 refugiados reconhecidos, de 79 nacionalidades distintas; dados, esses, que têm aumentado progressivamente nos últimos anos, sinalizando uma nova realidade que se impõe aos grandes centros mundiais. Visando promover a discussão artística e cultural dessa questão tão urgente no atual contexto sociopolítico brasileiro, o projeto São Paulo Refúgio foi iniciado no segundo semestre de 2014 e teve como objetivo principal dar voz e criar espaços para o diálogo com a população de refugiados da capital paulista. Desde então, foram desenvolvidas diversas ações culturais, como laboratórios teatrais direcionadas a imigrantes e refugiados, rodas de conversa e festas temáticas em parceria com instituições como o Grupo de Refugiados e Imigrantes Sem-teto de São Paulo, Ocupação Hotel Cambridge, Mesquita do Pari, Oásis Solidário, MSTC, Museu da Imigração, Adus e Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes. Ações, essas, que deram origem ao espetáculo teatral. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente