Governo da Venezuela e oposição fecham acordo de convivência pacífica na República Dominicana

Nesta quarta-feira (30) o governo venezuelano e a oposição chegaram a um acordo preliminar na República Dominicana. Os últimos detalhes serão discutidos nas próximas 72 horas.

Governo e oposição planejam assinar o acordo definitivo de convivência na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro. Após este terceiro dia do quinto ciclo de negociações na República Dominicana, ainda há necessidade de se chegar a um consenso sobre dois pontos dos seis que estão em discussão.

O representante do Governo da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou que nesta quarta-feira (30) foi assinado um ato “onde estão contidos esses acordos de entendimento entre o direito venezuelano, o que implica o colapso e o desmantelamento dos ânimos agressivos e as guerrilhas no exterior e no interior do país”.

“Estamos cansados, mas felizes, dispostos a continuar nesta incessante busca pela paz”, disse o ministro das Comunicações da Venezuela. Ele acrescentou que os detalhes que faltam para a assinatura do acordo definitivo serão esclarecidos nas próximas 72 horas em Caracas, capital da Venezuela.

Por sua parte, o representante da delegação da oposição, Julio Borges, insistiu que a sua presença nas mesas de negociação procurava “construir uma solução para toda a Venezuela”, de modo que “sejam mais pessoas e com mais dignidade”.

“Nem todos os problemas foram resolvidos”, disse o vice-líder venezuelano. “existe um documento que condensa todos os acordos que estão caminhando bem”, disse Borges.

O governo da Venezuela denunciou a pressão dos Estados Unidos para prejudicar as negociações na República Dominicana. (Da Telesur via Nocaute)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente