Indaiatuba está 721 posições à frente de Campinas em ranking da educação

Indaiatuba ficou com 5,6 de média no Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) realizado pela pelo CLP (Centro de Liderança Pública) avaliou os municípios brasileiros.

A cidade foi a a melhor colocada na RMC (Região Metropolitana de Campinas) e está na 26ª colocação nacional.

Para se ter uma ideia, Campinas, que ficou na posição 747 e teve média 5,0, ficou 721 posições atrás de Indaiatuba. Para avaliar os municípios, foi levado em consideração o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) anos iniciais e finais do ensino fundamental; taxa líquida de matrícula do ensino médio; escolaridade dos professores; número médio de horas aula/dia; experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil.

Este projeto foi desenvolvido com objetivo de definir a metodologia e implementar Ioeb para os municípios e estados brasileiros. Os principais diferenciais deste índice em relação a outros já existente, como o Ideb, é que  trata-se de um índice único para cada local(município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica – da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local – rede estadual, municipal e privada (sempre que disponível), bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas para aqueles que estão efetivamente na escola. Ele representa a qualidade das oportunidades educacionais, independentemente das demais oportunidades vivenciadas pelas crianças e jovens (como se todas as crianças e jovens vivessem em famílias semelhantes, com pais de mesma escolaridade).

A secretária de Educação de Indaiatuba, Rita de Cássia Trasferetti, ressalta os pontos em que Indaiatuba se destaca dos outros municípios. “Nosso índice de atendimento na educação infantil é muito alto, temos 60% das crianças em creches e 100% matriculadas na pré-escola. Outro ponto em evidência é a formação dos nossos professores, quase todos possuem nível superior e as horas de aula, pois temos sete escolas de período integral municipal e outras duas estaduais. Todo conjunto de ações proporciona um bom desempenho nas avaliações externas e o nosso trabalho visa avançar as políticas públicas educacionais, para que abracem de modo pleno todos os aspectos da educação”, afirmou a secretária.

Além de Indaiatuba na RMC as cidades melhores avaliadas foram: Vinhedo com 5,5 (32ª colocada) e Itatiba com 5,5 (33ª colocada). As cidades da RMC com índices mais baixos foram: Santo Antônio de Posse com 4,8 (1.522º lugar), Engenheiro Coelho, com 4,8 (1.349º lugar) e Cosmópolis 4,9 (1.157º lugar).

Recent Posts

Fábio Porchat mostra que Flávio Bolsonaro tem intenção de voto porque a mídia é corrupta e desinforma

(imagem reprodução) Um manifesto nesta reta final de campanha diz que a Imprensa Falhou com…

21 hours ago

Em nova temporada, ‘Uma Questão de Tempo’ reúne quatro amigos, um mistério e muito humor

(foto divulgação) Quatro personagens, um reencontro inesperado e um mistério deixado para trás. “Uma Questão…

22 hours ago

Cantora italiana Susanna Stivali reúne convidados em show dedicado à canção brasileira

(foto giuseppe franco - divulgação) A Rabeca Cultural, em Campinas, recebe a cantora italiana Susanna…

22 hours ago

Biblioteca Zink recebe Convenção de Ficção Científica, com palestras e demonstração de cão-robô

(foto carlos bassan - pmc) A Base Estelar Campinas realiza sua 51ª Convenção de Ficção…

1 day ago

Ricardo Henrique e Estela Manfrinato apresentam o show ‘Casa Brasileira’ em Sousas

O espetáculo “Casa Brasileira”, com o violonista Ricardo Henrique e a cantora Estela Manfrinato, será…

1 day ago

Traidores da pátria não vão transformar o Brasil em quintal dos EUA, indica Lula na ONU

(imagem ricardo stuckert - pr) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender…

2 days ago