Em decisão final, o Tribunal de Justiça (TJ-SP) determinou hoje, 5 de dezembro, que o governo do estado de São Paulo reajuste salários de todos os professores de educação básica I, da ativa e aposentados, com extensão a todos os demais cargos do magistério e reflexos em toda a carreira.
“Não se trata mais de liminar e sim de decisão de segunda instância, que o governo estadual será obrigado a cumprir, retroativamente a janeiro de 2017”, afirmou em nota o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp).
“Conforme vínhamos informando, a Apeoesp impetrou ação civil pública determinando que o Estado adequasse os salários-base de todos os PEBI, visando equipará-los ao Piso Salarial Profissional Nacional”, afirmou ainda a entidade. A ação da Apeoesp também reivindicou que o reajuste fosse extensivo a todos os cargos do magistério (professores de educação básica II, diretores, supervisores e dirigentes de ensino).
Após tentativas do governo Geraldo Alckmin (PSDB) de não acatar decisão judicial, interpelação da Apeoesp foi fundamental para que a Justiça desse parecer final em favor de toda a categoria. Portanto, o estado será obrigado a reajustar salários de todos os profissionais imediatamente.
Segundo o sindicato, essa decisão foi uma “vitória da mobilização, da perseverança e da combatividade da Apeoesp e da nossa categoria”. Todos os integrantes do quadro do magistério terão reajuste de 10,5%. (Da RBA)
E pensar que um canalha deste naipe (geraldo “alquinóquio”) quer concorrer à presidência do país: enrustido, não aberto à negociação, que mal abre a boca para se expressar, denotando sua amarra, seu descontrole e ódio por si e pelos outros, especialmente pelos professores. Um sujeito que é a cara do PSDB: sempre encima do muro. Poderia ter concedido, sem mais problemas, algo que nós, Educadores, temos direito e fazemos jus. Mas não. Enrustiu, enrolou, desafiou sentença judicial, afinal, “l´etat est moi” (o estado sou eu): autoritarismo, prepotência personificadas nesse ser deplorável!!
Será que ele não vai recorrer
.
ALMA MATER
.
Dizem que o antídoto
Para a criminalidade
Está nos vários livros
E nas universidades
É por isso que achamos
Que os bandidos desumanos
Não tiveram boa educação
E colocamos toda a culpa
Na criança que anda suja
Sem escola e sem pão.
.
Mas a vida nos ensina
Que a lousa da escola
Não é o que determina
Se a pessoa será boa
E que a personalidade
Forma-se na tenra idade
Sob a égide da família
E se diploma fosse garantia
De caráter não haveria
Tanto ladrão em Brasília.
.
Os piores bandidos
Têm muitos diplomas
Usam ternos bonitos
E falam vários idiomas
São empresários, pastores
Políticos e doutores
Que a sociedade aplaude
E conseguem sucesso
Se fingindo de honestos
E cometendo fraudes.
.
Quando a ponta do giz
Desenhar conceitos morais
Cortaremos pela raiz
As tendências antissociais
E o jovem levará consigo
O ideal de ser digno
Ao deixar a alma mater
E receberá da sociedade
O diploma de honestidade
Oferecido a quem tem caráter.
.
Eduardo de Paula Barreto
Vai ter reajuste e pagament retroativo desde Janeiro de 2017? só acredito vendo. Esse pinóquio salafrário.
Não os professores não terão salário, pois salário provém de sal. Os professores receberão fumário. Acreditam no Pinóquio.
?
O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO NÃO REAJUSTA OU CORRIGE OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES PEBII DESDE 2014, APESAR DE CONDENADO EM SEGUNDA INSTÂNCIA, JUSTIÇA DETERMINOU REAJUSTE DE 10,5% A PROFESSORES DO ENSINO PÚBLICO DE SP DECISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA VEICULADA EM 05/12/2017.
O INTEIRO TEOR DO ACORDÃO (2A. INSTÂNCIA) 10120257320178260053 SP 1012025-73.2017.8.26.0053 ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE DO TJ-SP.
O GOVERNO ESTADUAL É OBRIGADO A CUMPRIR, RETROATIVAMENTE A JANEIRO DE 2017, ENTRETANTO NÃO HÁ QUALQUER INFORMAÇÃO NEM PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, NEM DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO, OU POR QUALQUER OUTRO CANAL OFICIAL.
NESTE ANO (2017) TAMBÉM NÃO TEVE A PROVA DE PROMOÇÃO PELO MÉRITO, O QUE FAZ COM QUE OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES ESTEJAM CONGELADOS HÁ MAIS DE TRÊS ANOS, ENQUANTO ISSO A APEOESP SÓ FAZ BRAVATAS, COMO SE TIVÉSSEMOS RECEBIDO ALGUMA COISA.
SERÁ QUE UMA MÍDIA IMPORTANTE COMO A RBA NÃO PODE AJUDAR??